Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Setembro de 2021

IMD oferece cursos gratuitos de TI com 35 vagas para público externo; saiba como participar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Criado para oferecer formação complementar em Tecnologia da Informação (TI), o Programa de Estudos Secundários (PES), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu inscrições para novas turmas. Ao todo, são oferecidas 35 vagas, distribuídas entre sete especialidades diferentes para pessoas não matriculadas na UFRN.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 deste mês, por meio deste link (buscar por estudos secundários). São oferecidas cinco vagas para cada um dos cursos – Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Jogos Digitais.

O programa não permite o cadastramento em mais de uma especialidade. Apesar disso, os cursos são gratuitos e podem se inscrever profissionais que tenham cursado qualquer graduação oferecida por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Alunos da UFRN podem se matricular por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Processo seletivo
O ingresso no PES é concedido mediante processo seletivo, que consiste em prova de conhecimentos específicos. É cobrada uma taxa de R$ 70 para a inscrição, e o exame acontece no dia 10 de outubro.

Aplicado online, por meio do sistema Multiprova, o teste é composto por 30 questões objetivas que versam sobre temas relacionados às bases teóricas e práticas de cada especialidade. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de outubro e as aulas começam no dia 18 do mesmo mês.

Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital nº 001/20201.

Estudos Secundários
O Programa de Estudos Secundários do IMD é uma iniciativa que oferece formação complementar em diferentes áreas da TI. A ideia é, pelo caráter transdisciplinar da tecnologia, agregar novas habilidades e ferramentas à atuação profissional nos mais variados campos.

Mesmo discentes que tenham trancado o curso podem participar do programa e, uma vez aprovados, os alunos do PES recebem matrícula na UFRN, ainda que não tenham feito graduação na Universidade. O prazo máximo para obtenção do certificado é de 24 meses.

Mais informações sobre o PES estão disponíveis neste link.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias