Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Fevereiro de 2020

Iluminação do Memorial Câmara Cascudo será entregue dia 13

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto e o Instituto Neoenergia, braço de atuação social do grupo controlador da Cosern, entregam na próxima quinta-feira (13), a partir das 19h, a nova iluminação cultural do Memorial Câmara Cascudo, no Centro Histórico de Natal. O evento contará com a presença de representantes da Fundación Iberdrola España, da Neoenergia, da Cosern, de familiares do folclorista Luis da Câmara Cascudo (1898-1986), de artistas, intelectuais e autoridades do Governo do Estado. 

Durante a entrega da nova iluminação, o público também poderá apreciar, já a partir das 18h, de apresentações do projeto Conexão Felipe Camarão, do espetáculo “Quintal de Luis”, do grupo Estação de Teatro, contando a vida do folclorista, e da inauguração do Largo Gumercindo Saraiva, espaço localizado no quintal do edifício onde serão realizados saraus e pequenas apresentações teatrais sob responsabilidade da FJA. As apresentações serão abertas ao público. 

A nova iluminação do Memorial Câmara Cascudo faz parte de um programa de valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural de monumentos localizados nos estados de atuação da Neoenergia. Já foram iluminados em outros estados brasileiros, dentro da mesma ação, o Forte das Cinco Pontas, em Recife, a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá, em São Paulo, e a Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália, Bahia. 

A nova iluminação do Memorial é composta por 53 refletores que utilizam lâmpadas de LED para iluminar a estátua de Câmara Cascudo e a fachada do prédio histórico. O sistema é todo automatizado e, por meio de sensores, as lâmpadas são acesas e apagadas de acordo com a iluminação natural na região.  A estimativa é que esse novo sistema de iluminação utilizando lâmpadas LED e sensores automáticos, comparado com os tradicionais (que utilizam as chamadas lâmpadas de descarga e são acionados manualmente) gere uma economia de 65% no consumo de energia do edifício. 

Foto: Canindé Soares

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias