Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

31 de Março de 2022

IFRN oferta vagas para bolsistas de pós-doutorado; saiba como participar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

No dia 31 de março de 2022, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou o Edital nº 1/2022 - PPGEP/Propi/Prodes-RE/IFRN. A chamada selecionará dois bolsistas de pós-doutorado que desenvolverão pesquisas aplicadas nos equipamentos culturais da Unidade Rio Branco (URB) do Campus Natal-Cidade Alta. Os pesquisadores serão supervisionados por docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), situado no Campus Natal-Central.

O Edital é fruto da colaboração entre o PPGEP e as Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (Propi) e Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes). O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto, salienta que a chamada se vincula a objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026: “A iniciativa visa, ao mesmo tempo, consolidar a pós-graduação e fortalecer núcleos e centros de pesquisa”, disse. Para a professora Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, esta chamada retoma a experiência similar em curso no Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN), com base na justificativa de que “Articular pós-graduação e pesquisa é não somente viável, como necessário para a otimização de recursos públicos em vistas da materialização do nosso PDI”.

Investigações em Artes e em Cultura na Unidade Rio Branco

O prédio onde hoje funciona a Unidade Rio Branco (URB) do Campus Natal-Cidade Alta data do início do século XX. Cedido à instituição de Educação Profissional (EP) na gestão do governador Alberto Maranhão, em 1913, o edifício abrigou a Escola de Aprendizes Artífices, o Liceu Industrial e a Escola Industrial de Natal. Sobre a importância desta chamada, a professora Ana Lúcia Sarmento Henrique, coordenadora do PPGEP, lembra que essa iniciativa materializa um dos princípios formativos basilares do Programa, qual seja, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura como dimensões indissociáveis da formação humana.

Os bolsistas de pós-doutorado poderão desenvolver pesquisas nos seguintes equipamentos: Cinemateca Potiguar, Memorial do IFRN, Galeria de Arte, Sala de Dança e Museu do Brinquedo. “Realizar pesquisas aplicadas em um prédio que marca a história da EP potiguar mostra à sociedade a importância desse espaço na construção da memória e na preservação da cultura”, afirmou Francinaide Nascimento, docente da Linha História, Historiografia e Memória da Educação Profissional no PPGEP.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias