Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Dezembro de 2022

IFRN: abertas inscrições para estágio de pós-doutorado no exterior

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou na quinta-feira, 1º de dezembro, o Edital nº 15/2022, que trata do processo seletivo para seleção de servidores para realizar estágio de pós-doutorado no exterior. A ação é realizada por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (Codepe/DIGPE), em articulação com a Coordenação de Pós-Graduação (COPPG) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex) e possui como destino cinco instituições estrangeiras conveniadas ao Instituto Federal: Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires (Argentina), Universidad Tecnológica (Uruguai), Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), Universidad Estatal Península de Santa Elena (Equador) e Universidad Nacional (Costa Rica).

Submissão de projetos e avaliação

Segundo o cronograma, servidores e servidoras com interesse devem submeter seus projetos por meio de preenchimento e envio de formulário disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), até o dia 06 de dezembro.

Internacionalizar

Como conta o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto, “investir na capacitação dos servidores por meio de pós-doutorado nas instituições conveniadas traduz o esforço institucional para qualificar, criar redes de investigadores e internacionalizar ao mesmo tempo”.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Erasmo Oliveira, “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. O assessor de Relações Internacionais, professor Samuel Lima, declara que “com essa ação, temos a possibilidade de contribuir para o fortalecimento dos convênios celebrados com instituições da América Latina ao longo dos últimos dois anos”, explicou.

O estágio pós-doutoral é uma qualificação que se caracteriza por ser uma pesquisa. Dessa forma, a avaliação será feita de acordo com os moldes dos editais da Propi: por meio da avaliação de projeto e análise da produção acadêmico-científica nos últimos três anos.

Durante o ano de 2021, sete servidores realizaram estágio pós-doutoral nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, ambas em Portugal. “Nosso foco, esse ano, foi a expansão das parcerias entre países do Sul global”, finalizou o professor José Arnóbio, reitor do IFRN.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias