Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Novembro de 2021

Homenagem mundial ao centenário do escritor José Saramago tem participação de estudantes do Colégio Porto

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Alunos do Colégio Porto, em Natal, serão os únicos do Rio Grande do Norte e estarão entre os poucos do Brasil, a participarem de uma homenagem que vai acontecer em várias partes do mundo ao centenário do único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, o escritor José Saramago. A data é celebrada nesta terça-feira (16). 

Crianças e adolescentes de escolas espalhadas nos quatro cantos do planeta gravaram vídeos lendo trechos do livro infantil “A maior flor do mundo”, escrito em 2001. Esse material será exibido a partir de hoje pelos canais do Instagram @camoes_brasil, pela página do Facebook da Embaixada de Portugal em Brasília e pelo canal do YouTube da Flipoços. Aqui no RN, os vídeos foram gravados pelos alunos do Colégio Porto Luiza Carvalho Bessa, Filipe Fernandes de Medeiros e Heitor Gomes de Sena Melo Mariz, todos do 9º ano do ensino fundamental. 

A homenagem está sendo organizada pelo Instituto Camões, que cuida do acervo da língua portuguesa; pelo Instituto José Saramago – onde o material ficará disponível posteriormente - pelo Ministério da Educação de Portugal e pelos consulados e embaixadas portuguesas. 

O Colégio Porto foi escolhido no Rio Grande do Norte pela similaridade que possui com o ensino do país europeu. “Para nós é uma honra fazer parte de uma homenagem a um dos maiores nomes da literatura. É uma forma muita singela e bonita de lembrar o centenário de Saramago, que deixou um legado incomensurável”, disse Eduardo Bezerra, um dos sócios-diretores do Colégio Porto. 

O Cônsul Honorário de Portugal em Natal, Francisco Lamy, destacou a importância de lembrar a obra de Saramago. “É uma forma muita inovadora de homenagear. Nunca vi algo parecido e achei a ideia brilhante, por colocar esses estudantes para ter contato e entender um texto infantil de Saramago, que apesar disso, é um texto complexo. É uma homenagem merecida a quem sempre homenageou os outros”, definiu. 

A maior flor do mundo

A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias