09 de Outubro de 2024
Grupo Morada prioriza cuidado com saúde mental de seus colaboradores de forma permanente
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Em um setor onde a empatia é essencial, os profissionais do segmento funerário desempenham um papel fundamental na sociedade, oferecendo suporte, conforto e dignidade às famílias em momentos delicados. Muitas vezes, esses profissionais são os primeiros a ter contato com as famílias enlutadas, lidando não apenas com aspectos burocráticos e logísticos relacionados ao falecimento de uma pessoa, mas também oferecendo acolhimento e ajudando a ressignificar a experiência do luto.
O Grupo Morada, empresa do segmento funerário responsável pelas marcas Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet, com atuação nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, reconhece a natureza emocionalmente exigente do trabalho. Os colaboradores precisam lidar com a morte cotidianamente, uma realidade que exige preparo físico e mental para o desempenho de suas funções. Por isso, a empresa oferece uma série de iniciativas para garantir que suas equipes tenham, ao longo de todo o ano, o suporte necessário para manter o equilíbrio emocional e a saúde mental.
“Os colaboradores do Grupo Morada lidam diariamente com questões que grande parte da sociedade evita discutir, como a morte. Buscamos estar juntos, ouvindo seus medos, angústias e inquietações, oferecendo o suporte psicológico necessário para que possam estar preparados para os desafios que o trabalho com a morte traz”, explica Mariana Simonetti, psicóloga especialista em luto, que atua há mais de 10 anos no Morada da Paz.
No Grupo Morada, o cuidado contínuo com seus mais de 700 colaboradores reflete o compromisso com o bem-estar psicológico de todos, garantindo que seja realizado um serviço de qualidade e sensível às necessidades dos clientes. A empresa conta, nos três estados em que atua, com psicólogas especializadas em luto, que desenvolvem
competências e habilidades humanas, além de oferecerem o suporte socioemocional necessário por meio de grupos de escuta, plantões psicológicos e atendimento individual.
“Lidar com famílias fragilizadas exige uma equipe sensível e preparada. Para falar sobre cuidado com o outro, precisamos, antes, cuidar de nossa equipe. Realizamos grupos de escuta com atendentes, cerimonialistas, equipe corporativa e administrativa. Além da escuta individual, abordamos questões relacionadas não apenas à morte, mas também à vida. Oferecemos capacitações periódicas e treinamentos, garantindo que nossa equipe tenha todo o suporte necessário”, completa a psicóloga.
O acesso ao atendimento psicológico especializado em luto é fundamental para promover um ambiente de trabalho que valorize a comunicação aberta e o apoio mútuo, contribuindo para a saúde mental de cada colaborador e promovendo uma cultura de respeito, acolhimento e apoio.
Agente funerário no Grupo Morada há três anos, Rafael Pereira compartilha que, apesar de lidar diariamente com a morte ser um desafio, ele se sente realizado. "O suporte que recebemos faz toda a diferença. Ele nos ajuda a lidar melhor com as questões do dia a dia e a acolher as famílias de forma adequada", afirma.
"Ser colaborador do Grupo Morada é muito gratificante. Poder apoiar as famílias, acolhê-las com empatia e oferecer suporte nos momentos delicados faz toda a diferença no nosso trabalho. O suporte psicológico que recebemos nos capacita a lidar melhor com as nossas emoções e experiências, proporcionando alívio e bem-estar", comenta Rafael.
O investimento na saúde mental de cada colaborador, independentemente da área de atuação, não é apenas uma questão de cuidado com o bem-estar desses trabalhadores, mas também uma estratégia essencial para garantir a qualidade e a dignidade dos serviços prestados às famílias em um dos momentos mais difíceis de suas vidas.