Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Outubro de 2020

Google quer tornar o YouTube um hub de e-commerce

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Todos os brinquedos, gadget e produtos que você aparecem no YouTube podem estar à venda em breve via online — não na Amazon, mas no próprio YouTube. Recentemente, o maior site de vídeo do mundo começou a pedir aos criadores que usassem software do YouTube para marcar e rastrear produtos apresentados em seus clipes. Os dados serão então vinculados a ferramentas de análise e compras do Google.

O objetivo é converter a grande quantidade de vídeos do YouTube em um vasto catálogo de itens que os espectadores podem usar, clicar e comprar diretamente, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação. A empresa também está testando uma nova integração com o Shopify para venda de itens através do YouTube.

Um porta-voz do YouTube confirmou que a empresa está testando esses recursos com um número limitado de canais de vídeos. Os criadores terão controle sobre os produtos que são exibidos, disse o porta-voz. A empresa descreveu isso como um experimento e se recusou a compartilhar mais detalhes.

Os movimentos têm o potencial de transformar o YouTube de uma gigante da publicidade em um novo concorrente para líderes de comércio eletrônico, como Amazon e Alibaba.

“O YouTube é um dos ativos menos utilizados”, disse Andy Ellwood, presidente da startup de comércio eletrônico Basket. “Se eles decidiram que querem investir nele, é uma grande oportunidade para eles”.

Não está claro como o YouTube vai gerar receita com essas vendas. No entanto, o serviço começou a oferecer assinaturas para criadores e uma parte dessa receita (30%) vai para o YouTube.

O Google teve pouco sucesso em suas experiências com comércio online. A empresa preferiu vender anúncios que levam o usuário para outras lojas digitais, em vez de vender produtos diretamente.

Fonte: Portal Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/10/09/google-quer-tornar-o-youtube-um-hub-de-e-commerce.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias