Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Janeiro de 2019

Google é multado em 57 milhões de euros por violação de privacidade

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

No ano passado, foi implementada na Europa uma nova lei destinada à proteção de dados dos usuários. Criou-se, então, a expectativa sobre como essa lei impactaria nas movimentações de empresas gigantes da tecnologia. As informações são do Portal B9.

O primeiro grande caso aconteceu nessa semana. Segundo o Portal, o Google foi multado em 57 milhões de euros, como reportou o New York Times. O motivo da multa é a metodologia de trabalho do Google, que não é transparente quanto à forma que coleta os dados dos usuários por meio de seus serviços (como o mecanismo de pesquisa, o Google Maps e o YouTube) para criar anúncios personalizados.

De acordo com a CNIL (Comissão Nacional de Informática e Liberdade), o Google dificulta que seus usuários entendam e gerenciem suas preferências em relação ao uso de seus dados pessoais, especialmente em termos de publicidade direcionada. Em suma: as pessoas não teriam pleno controle sobre como o Google manuseia os dados coletados.

Questionado sobre a multa, um porta-voz do Google disse que a empresa está comprometida com as novas normas européias e pretende atender aos “altos padrões de transparência e controle” que se espera dela. É provável, então, que a empresa vá atualizar suas políticas de uso em breve, como já fez o Facebook.

Empresas como o Google e o Facebook são constantemente questionadas a respeito da privacidade de seus usuários. No caso da companhia de Mark Zuckerberg, porém, houve um preparo especial para se adequar às novas leis de privacidade da Europa. Em 2018, o Facebook divulgou seus princípios de privacidade e segurançapara evitar casos como o do Google.

Fonte: B9, disponível em: https://www.b9.com.br/102628/google-e-multado-em-57-milhoes-de-euros-por-violacao-de-privacidade/amp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias