Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Fevereiro de 2024

Google assina acordo para criar centro de pesquisa em São Paulo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Google investe no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em São Paulo. O acordo entre a empresa e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas; Fábio Coelho, do Google e os representantes do IPT no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, 21.

Pelos próximos dez anos, o Google vai desenvolver pesquisas relacionadas à inteligência artificial, privacidade e segurança digital. Com isso, os espaços de pesquisa serão alocados no prédio 1 no IPT, que serão reformados para empreitada.

Ao mesmo tempo em que preserva a arquitetura original de 1940, o espaço vai ser modernizado ao estilo Google. Com 7 mil m2 e capacidade para 400 pessoas, as obras serão iniciadas em setembro desse ano, na Cidade Universitária, e a previsão de entrega é para 2026.

O que o Google faz no Brasil?

Além do centro de São Paulo, o Google já possuí o centro de pesquisa e engenharia em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Sendo o único centro da empresa na América Latina, até o momento, o centro de BH ajudou na otimização de ferramentas de buscas e parcerias, como as pesquisas de voz que utilizam de fontes oficiais. “Nada mais natural que a gente fazer algo que já funcionou muito bem no Brasil, que é a famosa café com leite, juntando as potencialidades de Minas e São Paulo”, disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc, na cerimônia.

Questionada sobre a participação dos centros de pesquisa no Brasil no desenvolvimento do Google Bard e outros programas de IA, os porta-vozes mencionaram que as equipes no Brasil estão integradas com o projeto global da empresa. “A IA já faz parte das soluções do Google desde 2016, temos soluções que trazemos para o mercado brasileiro, que melhoram a comunicação das empresa”, diz Coelho e acrescenta: “Sobre o Bard, apenas o futuro dirá”.

Google no Instituto de Pesquisa Tecnológicas

O complexo do IPT é composto por 65 prédios e, uma parcela deles, foi financiada por empresas em parcerias semelhantes a do Google, como Gerdau, Lenovo e Vale. Além da reforma dos espaços, as empresas parceiras contribuem para manutenção dos serviços e do ambientes do IPT.

O governador de São Paulo ressaltou que a parceria entre empresas privadas, o Estado e as faculdades é fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. “Nós queremos ter nossos unicórnios”, comentou Freitas sobre a parceria do IPT e do Estado enquanto aceleradores de startups.

Entre as frentes de trabalho do centro de engenharia e pesquisa do Google está o desenvolvimento de programas relacionados à segurança pública. Porém, o secretário Vahan Agopyan ressalta que o objetivo dessa linha de investimento é fomentar a pesquisa. Além disso, o Google já tem uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública no aplicativo Celular Seguro. “Apesar do centro só ficar pronto daqui dois anos, já estamos contratando pessoas para esse centro”, diz Coelho. Apesar disso, o Google já está realizando contratações para diversas aéreas em São Paulo.

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/google-assina-acordo-para-criar-centro-de-pesquisa-em-sao-paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias