Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Junho de 2020

Google ampliará em 30% o número de cargos de liderança entre negros na empresa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em uma carta aberta a seus funcionários e o público em geral, Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet divulgou as metas do conglomerado para aumentar a diversidade dentro de suas empresas. E um dos principais objetivos divulgados é aumentar em 30%, até 2025, a representatividade de profissionais negros em cargos de chefia. Além disso, a companhia também quer elevar a participação de grupos sub-representados nas posições de liderança.

"Para fazer isso, vamos publicar interna e externamente esses cargos, e aumentar o investimento em regiões como Atlanta, Washington DC, Chicago e Londres – onde já temos escritórios.", afirmou Pichai. "A abordagem será a mesma em todas as regiões, e teremos planos específicos para cada local e cada país, de modo a recrutar e contratar mais Googlers de populações sub-representadas, em comunidades onde a infraestrutura social apoia uma sensação de fazer parte e contribui para melhorar a qualidade de vida".

O executivo também listou uma série de outros compromissos assumidos pela gigante da internet para ampliar a diversidade dentro de seu quadro de funcionários. Além da questão dos cargos de chefia, Pichai afirmou que o segundo ponto é enfrentar desafios de representatividade e investir na contratação, retenção e promoção, em todos os níveis. "Para ajudar a conduzir esse trabalho, estou criando um novo ponto de contato nas áreas de cada produto e departamento, cuja tarefa será orientar e defender o avanço e a retenção de Googlers vindos de grupos sub-representados", declarou o CEO.

"Estou organizando ainda uma força-tarefa que inclui integrantes sênior da comunidade Black+ do Google. O objetivo é desenvolver recomendações e propostas concretas de responsabilidade em todas as áreas que impactam a experiência dos Googlers Black+ – do recrutamento à contratação, do desempenho à gestão, do avanço na carreira à retenção. Pedi que a força-tarefa apresente propostas específicas (incluindo metas mensuráveis) num prazo de 90 dias".

Em terceiro lugar, o Google afirmou que está trabalhando para criar uma sensação mais forte de inclusão para seus funcionários de forma geral - também conhecidos como Googlers - e, sobretudo, para a comunidade Black+. Segundo Pichai, pesquisas internas mostram que a sensação de inclusão e de pertencer ao grupo é resultado de diversos aspectos relacionados à experiência no ambiente de trabalho. Eles incluem a segurança psicológica que o colaborador sente com a sua equipe, além do apoio oferecido por gestores e líderes, processos igualitários de RH, oportunidades de crescer e desenvolver a carreira. O executivo afirma que há o compromisso de criar práticas e políticas mais inclusivas em todas essas dimensões – e reavaliá-las caso não funcionem.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/gestao/google-ampliara-em-30-o-numero-de-cargos-de-lideranca-entre-negros-na-empresa-166785/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias