Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Abril de 2021

Geoparque Seridó apresenta projeto de geoalfabetização

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A equipe do Geoparque Aspirante Seridó participa no dia 24 de abril do GEODIA, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da FEBRAGEO (Associação Brasileira de Geólogos) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). ​O evento acontece das 9h às 19h, sendo que a participação do Geoparque Seridó está prevista para às 14h. Veja a programação completa aqui.

Os pesquisadores apresentam Interagindo com o Geoparque Seridó – brincando e aprendendo Geociências de uma forma lúdica, onde mostram o desenvolvimento da geoalfabetização, que pode ser proporcionada pela criação de materiais didáticos como HQs, utilizados em salas de aula e pelo público em geral. Esses materiais se destinam a dialogar e compartilhar o conhecimento sobre geologia básica e temas ligados aos diferentes patrimônios encontrados em um território de geoparque, como o Seridó. No caso do Seridó, foram criados sete mascotes que contam histórias inspiradas na diversidade local.

A ação tem inspiração no similar espanhol chamado Geolodía, que vem ocorrendo há alguns anos (https://geolodia.es/) e acontece no sábado seguinte ao Dia Internacional do Planeta Terra, que é dia 22 de abril. Serão 12 horas de atividades simultâneas, com a participação de diferentes grupos e entidades de todos os estados do Brasil.

​O foco do GEODIA é a divulgação das geociências para o público em geral, fazendo deste o dia nacional para celebrar as geociências e sua relevância. A AGeoBR é uma entidade civil, com natureza privada, fins não lucrativos e sem cunho político ou partidário, destinada a servir aos estudiosos do patrimônio, em especial o patrimônio natural vinculado a Geociências e a Mineração.

Candidato

O Geoparque Aspirante Seridó está na lista de candidatos a Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A escolha foi suspensa na última etapa, que é a missão de avaliação in loco por dois avaliadores internacionais, devido à pandemia. Foram selecionados 20 geoparques em 16 países. O candidato do Rio Grande do Norte se destaca pelos relevos e formações rochosas e pela proposta de desenvolvimento sustentável. 

O território do Geoparque é formado pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Para a candidatura na Unesco, foi desenvolvido um trabalho em parceria com as comunidades, gestores municipais e estaduais e a UFRN, unindo ações de conservação do patrimônio geológico, promoção do desenvolvimento territorial sustentável, apoio a iniciativas de artesãos e pessoas ligadas à gastronomia local.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias