Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Fevereiro de 2022

Galeria de artes chega à ISS para testar conceito de exposição de obras na Lua

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Agora a Estação Espacial Internacional (ISS) abriga uma missão artística: a The Moon Gallery ("A Galeria da Lua", em tradução literal). Trata-se de uma pequena caixa com obras de diversos artistas do mundo, que passará os próximos 10 meses a bordo da unidade testando o conceito que busca estabelecer a primeira galeria de arte na Lua.

Entre as cargas úteis que abasteceram a ISS nessa segunda-feira (21), estava esta coleção de obras com no máximo 1 centímetro cúbico, cada. Na verdade, ainda é apenas um protótipo do projeto que testará o conceito da primeira galeria destina à superfície da Lua.

A missão é uma parceria internacional liderada pela Moon Gallery Foundation, uma organização da Holanda que incentiva projetos entre o setor artístico e o espacial. A missão conta com o apoio da empresa espacial Nanoracks.


Em nota, Anna Sitnikova, curadora das obras e cofundadora da fundação, disse: “estamos muito entusiasmados que a Moon Gallery, com o apoio da Nanoracks, esteja fazendo sua primeira jornada ao cosmos”. Ela espera que a iniciativa inspire mais artistas a enviarem suas obras para a Lua.

As cargas foram lançadas no último sábado (19) a partir da base de lançamentos da NASA na Virgínia. As cargas chegaram ao módulo Unity da ISS por volta das 09h02 (horário de Brasília) dessa segunda.

Configurações da galeria de arte na Lua

A galeria é uma caixa dividida em pequenos quadrados que guardam as obras em miniatura. Entre as artes, estão impressões em 2D e 3D e gravura de realidade aumentada, representandos artistas Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul e África.

Além de incentivar o diálogo cultural na exploração humana, a missão também avaliará conceitos técnicos. Alojada no módulo de pesquisa da Nanoracks, a galeria testará o desempenho das câmeras da empresa enquanto as obras flutuam na microgravidade.

Enquanto as obras são filmadas na estadia de 10 meses na ISS, os artistas terão a chance de acompanhar a maneira como suas criações se comportam na microgravidade da estação espacial. As lições aprendidas na missão ajudarão a estabelecer a primeira galeria em solo lunar.

A missão com a versão lunar da The Moon Gallery levará 100 obras de artes a bordo de um módulo lunar, a ser lançado em 2025. "Longe da superfície do nosso planeta, suas fronteiras e ricas diferenças, como definimos a cultura humana?”, instiga a inscrição do protótipo.

Fonte: Canaltech, disponível em:https://canaltech.com.br/espaco/galeria-de-artes-chega-a-iss-para-testar-conceito-de-exposicao-de-obras-na-lua-209782/


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias