25 de Julho de 2018

Fundação Getúlio Vargas lança projeto para combater notícias falsas nas eleições 2018

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O pleito eleitoral desse ano traz uma preocupação a mais para a democracia com a discussão das Fake News que vêm sendo debatida em todas as esferas da sociedade. Com intuito de reduzir os impactos das redes sociais nas eleições no Brasil e no mundo, a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) lança hoje (25), a Sala de Democracia Digital – #observa2018.

A iniciativa tem o objetivo de monitorar o debate público e as práticas de desinformação no ambiente digital durante no período eleitoral. A Sala disponibilizará de forma pública e acessível análises diárias sobre as percepções da sociedade acerca da agenda de políticas públicas e do debate econômico, bem como sobre práticas de manipulação do processo político, como a presença de perfis automatizados (robôs) e a difusão de notícias falsas (fake news).

O projeto contará com um hotsite — com versões em português e inglês — e o aplicativo web #observa2018, que disponibilizará dados e análises diariamente pelo celular. Em acordo com a missão institucional da FGV, os estudos, análises e publicações produzidos pela FGV DAPP na Sala de Democracia Digital – #observa2018 não possuem qualquer vinculação política ou partidária.

Com informações da Fundação Getúlio Vargas/RJ - Disponível em: http://dapp.fgv.br/eleicoes-2018-sala-de-democracia-digital-vai-monitorar-debate-publico-nas-redes/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É apresentadora do programa Manhã CBN, na Rádio CBN Natal (91,1FM), gerente de comunicação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e sócia-diretora da agência Ska Comunicação, atuando como consultora para instituições e lideranças.

+ Leia mais

Categorias