Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Novembro de 2018

Fórum Turistech conecta empresários do setor ao turismo inteligente

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Mostrar a importância do uso da tecnologia e internet aliada a uma estratégia digital para desenvolvimento e competitividade do negócio ligado ao setor do turismo. Esse foi o norte da segunda edição do Fórum Turistech, realizado na tarde da última segunda-feira (12), na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte. As palestras e debates do evento giraram em torno dos destinos e negócios inteligentes, sobretudo do turista conectado e o uso do celular antes, durante e depois da viagem.

Mais de 100 empreendedores do setor participaram do fórum, que alertou para as mudanças que o segmento vem passando, principalmente com as plataformas que foram desenvolvidas para ofertar soluções a esse novo turista, e o perigo para os empreendimentos que estão alheios a esse novo cenário, sem se preocupar com a sua presença e reputação online. “É o momento para se compartilhar ideias e informações sobre o uso da tecnologia, sustentabilidade, valorização da experiência e a governança no turismo do Rio Grande do Norte”, diz o gestor do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes no Sebrae-RN, Yves Guerra.

 O evento contou com a presença de um dos diretores do Ministério do Turismo (MTur), Ítalo de Oliveira Mendes, que falou no evento sobre as estratégias para o desenvolvimento de um destino. Ele classificou o Turistech, apesar de ter apenas duas edições, como uma referência na discussão do tema destinos inteligentes.

O executivo criticou a forma de se planejar o destino, na qual normalmente se contrata uma empresa, que traça o plano levando em conta todos os aspectos ideais. “Não é assim. Esse tipo de planejamento nunca sai do papel. Primeiro, precisa saber quem se quer atrair e só depois se traça as estratégias. É igual a lançar um carro novo no mercado”, compara.

Para Ítalo Mendes, o planejamento do turismo precisa levar em conta as vantagens competitivas do destino, analisar o comportamento do consumidor (turista), verificar a concorrência, definir as estratégias de posicionamento, atendando para os nichos, elaborar a visão de longo prazo e planos de ação de curto prazo, capazes de serem implementados com facilidade, e por fim traçar o design de experiências. “É melhor criar um planejamento de curto prazo e ir avaliando, implementando por etapas em um período curto”, recomenda.

Também participaram da abertura do Fórum o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar, e os diretores do Sebrae-RN, o superintendente, José Ferreira de Melo Neto, e o de Operações, Eduardo Viana. “Ainda no primeiro semestre do próximo ano, vamos apresentar um produto arrojado e voltado para o setor do turismo, área na qual o Sebrae tem trabalhado há 25 anos”, adianta o superintendente.

Conexões

Além das conferências principais, os participantes do Turistech também tiveram a oportunidade de saber mais sobre quatro empresas que surgiram no mercado local, brasileiro e internacional como startups e hoje são referências no Brasil: Booking.com, Omnibees, Paytour e Decolar.com. Essas empresas ministraram palestras no piso superior do Sebraelab e também realizaram atendimentos agendados previamente aos empreendedores participantes.

O perfil do turista no RN foi o tema do Decolar.com, que mostrou como os usuários da plataforma estão cada vez mais acessando o serviço via aparelhos celulares. “Temos um aplicativo fácil de utilizar e com três cliques é possível fechar a compra. Atualmente, 50% das buscas do Decolar ocorrem dentro do app”, garante a gerente de mercado da empresa, Renata Colla Bufarat.

Não é à toa. Dados do Ibope revelam que 95% dos brasileiros usam o celular enquanto assistem tevê, principalmente na hora dos comerciais, e a as empresas do turismo precisam saber aproveitar esse hábito. “Existe essa tendência do celular acompanhando a vida dos visitantes e é preciso dar atenção a esse canal”, analisa Renata Bufarat.

A Omnibees - empresa de tecnologia focada em distribuição, análise e marketing hoteleiro - também ministrou palestra no fórum, abordando o uso da tecnologia inserida no meio hoteleiro e os desafios para a hotelaria independente, aqueles estabelecimentos que possuem até 40 quartos.

A empresa está de olho nessa fatia do mercado para ofertar soluções que aumentam a competitividade do negócio via tecnologia. São sistemas para gestão do inventário diário dos multicanais de vendas, de pessoal, da sazonalidade, da concorrência e acesso à informação para tomada de decisão.

“A Omnibees pode ajudar esses empreendimentos colocando tecnologia para ter mais produtividade e ter uma maior rentabilidade”, assegura Rodolfo Delphorno, o gerente comercial da marca, que usa a distribuição de inteligência para simplificar os processos no meio hoteleiro. Em seis anos de atuação no Brasil, a empresa já tem 4 mil hotéis atendidos e agora está com foco no Nordeste, onde predominam os estabelecimentos de pequeno porte.

“O Nordeste é extremamente estratégico para a Omnibees. Temos um mercado muito grande desses hotéis independentes, principalmente nas capitais. Somente este ano, de cada dez novos parceiros que fechamos, seis se enquadram nesse perfil”.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias. Fotos: João Gilberto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias