Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Setembro de 2021

Fórum discute negócios na área de inovação e energias renováveis

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Unir conhecimento científico às necessidades do mercado de energias limpas e identificar as demandas e oportunidades nessa área com soluções inovadoras. Esse é um dos principais objetivos do Fórum de Inovação e Negócios em Energias Renováveis, que será realizado virtualmente na próxima quarta-feira (8), a partir das 14h.  O evento é realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX RN) com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte. As inscrições para o fórum são gratuitas e podem ser feitas através do site https://paxrn.imd.ufrn.br/paxeventos/paginaEvento/energia/.

O principal objetivo do evento é promover a aproximação da comunidade acadêmica com o setor empresarial e com as autoridades públicas para promover a geração de novos negócios. Isso porque o fórum vai reunir especialistas, consultores e pesquisadores ligados as áreas de Energia Eólica, Energia Solar, Bioenergia e Armazenamento de energia. A ideia é trazer a temática para o debate e identificar as novas oportunidades de negócios para planejar soluções inovadoras e sustentabilidade amparada por políticas públicas.

Mais que discussões, o Fórum de Inovação e Negócios em Energias Renováveis representa um espaço para que as novas ideias, experiências, informações e propostas se concretizem na prática em todos os elos dessa cadeia produtiva, já que esses segmentos já detêm uma significativa participação nas economias locais, nacional e global.

A Assessora Especial da UFRN e coordenadora do Projeto de Implantação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX-RN), Ângela Paiva, explica que o Fórum de Inovação e Negócios em Energias Renováveis constitui um espaço virtual para promover o diálogo entre pesquisadores e empresas desta área. “Haverá uma mesa de debate inicial, salas de soluções nas quais mais de 30 projetos serão apresentados às empresas nacionais ou internacionais que se inscreverem até o próximo dia 8. Além disso, teremos o Espaço Sebrae onde instituições financeiras vão apresentar oportunidades de financiamento para inovação, especialmente em energias renováveis. O objetivo maior é construir parcerias que fomentem inovação, negócios e atração de empresas para o RN e para o PAX”, afirma Ângela.

O gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, lembra que as energias renováveis têm um grande potencial transformador no Rio Grande do Norte. “Conectar a inovação gerada na academia às dores do mercado, é um dos principais objetivos deste evento, que contribuirá diretamente com o desenvolvimento da economia local”, reitera David Góis.

Mais energia

Agência SebraeSegundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor de energia solar fotovoltaica cresceu 175% na comparação entre 2019 e 2018 no Rio Grande do Norte e a estimativa é que em 2040 só a energia do sol represente 32% da matriz energética brasileira. Além disso, o Rio Grande do Norte tem a maior capacidade instalada de usinas eólicas em operação comercial do Brasil, tanto que em maio deste ano ultrapassou a marca de 5 GW de capacidade de produção de energia eólica, gerada pela força dos ventos.

Por isso, a programação vai analisar a produção de energia eólica onshore e offshore e os negócios que podem ser demandados a partir do suprimento de tecnologias dos componentes da turbina eólica e para otimização do desempenho de operação e manutenção de parques eólicos, além da rede de negócios para atender à instalação de usinas eólicas offshore.

Outro ponto de discussão é a energia solar. Os especialistas e participantes pretendem avaliar as tecnologias de células e sistemas fotovoltaicos e buscar formas para melhorar do desempenho de sistemas fotovoltaicos, assim como tratar do tema energia solar heliotérmica. Em relação à bioenergia, a abordagem será sobre as tecnologias e processos produtivos em bioenergia e, no geral, o armazenamento de energia para fontes renováveis, como é o caso da produção de hidrogênio verde.

O evento será realizado em formato totalmente remoto, através da plataforma Zoom, na qual os participantes poderão assistir os painéis, bem como, interagir com os pesquisadores, consultores e empresários. Mesmo virtual, o fórum terá espaços como as “Salas de Soluções”, nas quais o participante terá a oportunidade de conversar e negociar com os pesquisadores, e o “Espaço Sebrae”, que vai reunir instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para quem deseja apostar nesse segmento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias