Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Maio de 2022

Fórum da Internet no Brasil amplia debates sobre diversidade na tecnologia, regulação de plataformas e futuro da Internet

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Diversidade e gênero na tecnologia; regulação de plataformas e compensações à atividade jornalística; os 30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil, são temas das sessões principais do Na quinta-feira (2/6), no mesmo horário, a discussão será sobre como os produtores culturais e os veículos jornalísticos têm sido afetados pelo crescente avanço da economia digital baseada em plataformas de distribuição de conteúdo. Nomeada “Regulação das plataformas e compensações à atividade jornalística”, a sessão buscará refletir acerca dos impactos da formação de oligopólios, das grandes plataformas digitais na competição pelo mercado publicitário e os desequilíbrios econômicos no setor; as disputas por anunciantes entre plataformas digitais e veículos, e os mecanismos de redistribuição de recursos publicitários.

Na sexta-feira (3/6), também das 10h às 12h, a sessão “30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi” apresentará ao público um pouco da trajetória pioneira do pesquisador e acadêmico, que faleceu em abril. Tadao se envolveu nos mais importantes processos ligados à origem da rede no país, como a criação do CGI.br, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a provisão de Internet aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida também como ECO-92 ou Rio-92. A sessão também discutirá a importância da Conferência para o desenvolvimento da Internet no Brasil, unindo pioneiros da história da rede no país e novas lideranças, empenhados na melhoria constante da rede no Brasil.

“São inúmeras as contribuições do Tadao para o desenvolvimento da Internet em nosso país. Nesta sessão, além de destacar a relevância de seu trabalho, também abordaremos os diversos esforços individuais e coletivos para a expansão da rede, promovendo um espaço de debate e trocas de experiências sobre o passado, o presente e o futuro da rede em nosso país”, relata Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos integrantes dessa atividade do Fórum.

Na programação do FIB, além das sessões principais, haverá uma cerimônia de abertura no dia 1/6, com a presença confirmada de Tanara Lauschner, Coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB12 e Conselheira representante da Comunidade Científica e Tecnológica no CGI.br. Também participarão Nivaldo Cleto (Conselheiro representante do Setor Empresarial), Percival Henriques (Conselheiro representante do Terceiro Setor), Maximiliano Martinhão (Conselheiro representante do Setor Governamental) e Gustavo Paiva (Coordenador Local do FIB12).

Haverá solenidade de encerramento no dia 3/6, além da realização dos “Mais uma vez, o FIB abrirá um amplo espaço de discussões entre representantes do Governo, empresários, acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e demais usuários da Internet no Brasil, visando a proposição de ideias e reflexões sobre as oportunidades e desafios para a contínua expansão da rede no país”, finaliza José Gontijo, coordenador do CGI.br.

Certificado de participação

O certificado de participação será concedido aos que se inscreverem até 3 de junho (último dia do FIB12) e acompanharem o evento presencialmente. Quem não puder participar no local, poderá acompanhar as discussões ao vivo em https://www.youtube.com/NICbrvideos. A inscrição, neste caso, não é obrigatória. No entanto, ao efetivá-la, o inscrito também terá direito ao certificado de participação. Para a emissão do mesmo, será necessário seguir os passos indicados no chat durante a transmissão do evento pelo YouTube.

Pré-IGF

Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento brasileiro contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias