Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Outubro de 2021

Finanças descentralizadas são uma tendência do mercado global

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em pouco mais de um ano, o brasileiro passou a compreender os benefícios das transações instantâneas promovidos pelo Pix e começou a assimilar mais facilmente a proposta do Open Banking, que já está em operação no país. O funcionamento desses sistemas e a sinalização do Banco Central (BC) de uma possível integração do Real Digital com o mercado de contratos inteligentes e das finanças descentralizadas (DeFi) deram ânimo ao mercado. No entanto, muitos empreendedores desconhecem as vantagens dessas tecnologias e poucos sabem como elas - assim como o Pix inicialmente - podem impactar os negócios.

Para explicar o que é, como funciona e os reflexos do DeFi no universo financeiro global, o gerente-diretor do banco Standard Chartered, em Singapura, Carlos Queiroz, foi convidado para ministrar a palestra internacional de abertura do GO!RN, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e pelo ecossistema de inovação do estado. O evento começa na próxima quinta-feira (21), as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site https://go.rn.sebrae.com.br/.

Durante o evento, Carlos Queiroz mostrará como o DeFi está sendo encarado como promissor no mercado internacional para os que buscam investir em criptoativos e abordará as vantagens e desvantagens desse sistema. Após atuar por três anos como chefe da plataforma de dados do banco DBS, Queiroz é o atual gerente-diretor global do Standard Chartered  na área de gerenciamento de dados para Bancos Corporativos, Comerciais e Institucionais (CCIB). A palestra está marcada para o dia 21, a partir das 9h. O GO!RN será realizado completamente de forma online.

“Estamos dando a oportunidade dos empreendedores do Rio Grande do Norte conhecerem e descobrirem essa tecnologia com um dos maiores executivos do sistema financeiro internacional”, destaca o coordenador do evento, o analista técnico do Sebrae-RN Carlos von Sohsten.

Vantagens do criptoativo

Proveniente da expressão em inglês ‘Decentralized Finance’, o DeFi não é uma criptomoeda, como é o Bitcoin por exemplo. É, na verdade, uma tecnologia – com protocolo peer to peer (de pessoa para pessoa)- que pode descentralizar os serviços financeiros ao dispensar os intermediários, como é o caso dos bancos e das corretoras de criptomoedas, para efetuar as transações. O DeFi permite a criação de ecossistemas de serviços financeiros de código aberto, operando sem uma instituição reguladora e permitindo que os próprios interessados criem os protocolos desejados para controle dos ativos com operações diretas. 

Entre as vantagens vislumbradas por especialistas desse cripotoativo, estão o custo mais em conta da operação, empréstimos mais baratos para quem solicita e mais rentável para os que emprestam, facilidade de acesso e alcance de uma parcela da população que ainda não está inserida no sistema financeiro tradicional. Além disso, especialistas destacam que há segurança nesse tipo de transação. São essas questões que serão abordadas na palestra internacional na abertura do evento.

Antigo Startup Day, o GO!RN 2021 já é considerado o maior evento de empreendedorismo inovador do Rio Grande do Norte. A iniciativa entra na segunda edição virtual e é uma correalização do Sebrae-RN com a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley, b.connect, Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital - IMD e incubadora INOVA, RN Júnior, Seahub, PONG, Potilivre, WiE, Arara Furtacor, incubadora ITNC-IFRN, e-Labora da UnP, incubadora inPacta da UFRN, Prefeitura do Natal e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). O GO!RN também engloba eventos paralelos, com destaques para o ALIFLIX e o Tech for Good.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias