Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Outubro de 2021

Filarmônica UFRN recebe violonista consagrado Fábio Zanon neste sábado

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Filarmônica UFRN sobe mais uma vez no palco e novamente recebe público presencial. O Concerto Brasileiro acontece neste sábado, 9, em duas sessões, às 18h e às 20h, no auditório da Escola de Música da UFRN. A entrada é gratuita. A grande atração da noite é o violonista brasileiro, reconhecido internacionalmente, Fábio Zanon, que ao longo de sua trajetória, apresentou-se em mais de 40 países e está pela primeira vez em Natal. 

Quem é?

Um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e um dos mais influentes da atualidade. Fábio Zanon representa para os violonistas clássicos brasileiros do início do século XXI o que Américo Jacomino representou para sua geração, no início do século XX. 

Em 1996, aos 30 anos de idade, consagrou-se vencedor dos dois principais concursos, o 30º Concurso Tarrega, na Espanha, e o 14º GFA (Guitar Foundation of AmericaGuitar Competition, nos Estados Unidos. Em menos de um ano, Zanon gravaria seus três primeiros CDs: Sonatas Latino Americanas para Violão (EGTA), Guitar Recital (Naxos) e Villa-Lobos Complete Works for Guitar (Music Masters).

Com os prêmios e os CDs, seu nome foi ficando cada vez mais conhecido tanto fora quanto dentro do Brasil, onde lhe foi concedido o Prêmio Moinho Santista, em 1997. Esse e outros motivos familiares o fizeram retornar definitivamente ao país logo em seguida, no início dos anos 2000, após um período de dez anos radicado na Inglaterra.

Ao estabelecer-se outra vez no Brasil, Zanon retomou a carreira como concertista consagrado, com um público crescente e fiel, além de absorver outras atividades relacionadas à música – entre elas, a de produtor e apresentador de programas na Rádio Cultura de São Paulo. Um desses programas se tornou célebre: a série Violão com Fábio Zanon, a respeito da música clássica brasileira para esse instrumento, tida como um dos ápices de sua carreira.

Em 2006, gravaria seu melhor CD até o momento, Domenico Scarlatti Sonatas, editado pelo selo Musical Heritage. Em 2008, Zanon foi contratado como professor visitante da Royal Academy of Music, onde havia estudado. Foi professor também da Fundação Magda Tagliaferro e orientou vários alunos da nova geração no Brasil, além de outros por meio de masterclasses em suas várias apresentações no exterior.

Fábio Zanon já tocou em dezenas de países, em quatro continentes diferentes, apresentando-se em salas importantes como Royal Festival Hall e Wigmore Hall (Londres, Inglaterra), Carneggie Hall (Nova York) e Concertgebow (Amsterdam). Como camerista, destaca-se seu duo de longa data (mais de duas décadas) com o flautista Marcelo Barbosa, com o qual já gravou CDs e se apresentou em vários países. Após ser professor do principal festival de música do Brasil, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Zanon foi indicado como diretor artístico desse evento em 2013. Nesse mesmo ano, lançou pela Revista Concerto um CD com obras dos compositores espanhóis Albeniz, Granados e Malats.

Pela maestria técnica e interpretativa, pelo amplo conhecimento artístico, pela generosidade com os alunos e pelo próprio desenvolvimento bem sucedido de sua carreira (em que se destacam gravações, recitais e programas de rádio), Fábio Zanon representa uma referência para as novas gerações de violonistas no Brasil e é um artista a se seguir em termos de música clássica mundial. Retirada de ingresso: https://eventos.lais.ufrn.br/e/concertobrasileiro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias