Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Novembro de 2018

Festival comemora 30 anos de consolidação do heavy metal em Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Há 30 anos, um evento marcava a história do heavy metal no Rio Grande do Norte: no mês de novembro de 1988, o concerto “Metal em Natal” reunia, no Centro de Turismo, grupos potiguares do estilo musical e trazia a Viper, banda paulistana que já chamava atenção da mídia internacional. Essa história que está marcada até hoje na mente dos head bangers (os famosos “batedores de cabeça”) da cidade será lembrada na próxima sexta-feira (09/10), a partir das 16h, no Festival de Música da UnP, evento gratuito e aberto ao público.

Em sua 6ª edição, o Festival de Música já se consagrou como palco de novos talentos. Com músicas nas categorias autorais e não autorais, o evento distribuirá cerca de R$ 12 mil em prêmios para os concorrentes. Além disso, trará de maneira especial a banda de heavy metal natalense Deadly Fate (formada por amigos que participaram no Metal em Natal na banda Lótus Negra). 

Haverá também uma jam session, abrindo o palco a artistas que queiram comemorar junto com os roqueiros os 30 anos do evento que consolidou o estilo na capital potiguar. Compondo a programação, a área de Eventos da Unidade Roberto Freire também receberá uma exposição contando um pouco da História do Metal em Natal: vestimentas, vinis, fotografias e outros materiais lembrarão o estilo que, até hoje, ainda reúne adoradores.

LÓTUS NEGRA
A ideia do Metal em Natal começou bem antes e se confunde com a história da banda Lótus Negra, criada em janeiro de 1988. O grupo de amigos – todos na faixa etária entre 17 e 22 anos – era um dos novos nomes do heavy metal no estado e definia seu estilo com tradicional, com letras em português. O ponta pé inicial foi dado pelos dois guitarristas: Onofre Neto e Mauro Oruam. Logo vieram os demais membros da banda: Marcelo Nogueira (Vocal), Lênio Santos (Bateria e Vocal) e Júnior Ciqueira (Baixo). 

Foram eles que pensaram no “Metal em Natal” que também foi palco de sua primeira apresentação. Junto a eles, além da Viper, estavam Auschwitz e Hórus. No setlist, músicas como "Origem Maligna", "Criadores do Fim", "Condenada", "Possessão"(instrumental) e "Lotus Negra".

DEADLY FATE
Em 1990, surgiu a Deadly Fate, que carrega uma grande história: participou da primeira coletânea de Heavy Metal lançada no Nordeste; em 2000, teve um álbum eleito por revistas especializadas em Metal e Sites Japoneses como um dos Cinco Melhores Álbuns de Heavy Metal lançados no ano; e responsável por abrir shows internacionais de nomes como: Blind Guardian, Paul Di'Anno & Blaze Bayley (ex-vocalistas do Iron Maiden), Angra, Dr.Sin, Stratovarius e Tim "Ripper" Owen (ex-vocalista do Judas Priest).

Caracterizada por apresentar um estilo próprio que envolve influências de várias bandas de Heavy Metal, a Deadly Fate transparece em suas músicas e letras uma forte poesia e harmonia com a natureza. Em 2003, o grupo venceu o projeto Cosern Musical 2003, envolvendo bandas de todos os estilos musicais, conseguindo o status de melhor banda do Rio Grande do Norte neste evento. Com novo layout de shows e nova formação em 2018, o Deadly Fate se organiza para uma turnê no Brasil e exterior comemorando seus 30 anos de estrada.

Foto: Cedidas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias