Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Novembro de 2021

Festa do Boi: queijos artesanais do Brasil são destaque no espaço do Sebrae

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os queijos artesanais contam histórias e revelam tradições dos lugares de origem. A Exposição de Queijos Artesanais do Brasil presente pela quarta vez na Festa do Boi pode ser considerada um verdadeiro intercâmbio de conhecimento, tradições e sabores diferenciados. A mostra acontece até o próximo sábado(20) no espaço Agência Sebrae Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, reunindo produtores de queijos artesanais de todo o Brasil.

De Limoeiro do Norte, no Ceará, a queijaria Mata Branca é uma das produtoras que fazem quebrar o paradigma do semiárido nordestino como uma terra seca e improdutiva. A queijaria trouxe à 59° Festa do Boi duas versões de queijo coalho produzidos seguindo receita familiar, que mais tarde seria reconhecida como um processo de maturação. “Nossa produção segue a tradição de nossa família. É a mesma receita, processo de fabricação, mas em uma escala pequena de produção”, explica Fabilla Diógenes, engenheira agrônoma e proprietária da marca.

Participando do evento pela primeira vez como expositora, Fabilla destaca a valorização dos produtos artesanais, sucesso entre o público. “Cada vez mais vemos as pessoas valorizando a produção artesanal. E isso é muito positivo porque o que apresentamos vai muito além de um produto, tem uma história, valor e muito amor dedicado até chegar ao produto final”, conta a engenheira.

á Zuleica Ferreira, da Cumbe Queijaria, localizada em Euclides da Cunha, na Bahia, trouxe queijos derivados do leite de cabra. A queijaria começou a produção há pouco tempo, ainda no início da pandemia, mas já conta com uma produção consolidada e diversificada. “Nós trouxemos algumas variações de queijo. O chevrotin, um queijo de cabra maturado, defumado, maturado no vinho, um queijo de cabra inspirado no queijo do reino, além de queijos frescos, como o coalho”, cita a produtora.

Para Zuleica, nascida em São Paulo, mas de família nordestina, iniciativas como a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, promovida pelo Sebrae, são fundamentais para disseminar conhecimento e promover o desenvolvimento da produção artesanal no país. “O evento possibilita um intercâmbio riquíssimo entre produtores de todo o Brasil. Conhecemos processos e trocamos informações valiosas. Além disso, outra vantagem é o contato direto com o consumidor final”, diz a engenheira.

Mostrando que a produção artesanal nada tem a ver com a ausência de modernização, a Cume Queijaria hoje tem os canais digitais como os principais pontos de venda. A produção baiana é vendida pelo Instagram e WhatsApp, podendo ser entregues em outras cidades do país.

Quem também tem uma forte presença na internet é a Queijo d’Alagoa, queijaria mineira que além de participar da 4° Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, também apresentou um case de sucesso da venda online de queijos. “A princípio, a ideia de vender queijo na internet era algo muito inovador. Mas buscando conhecimento e persistindo, mesmo com os resultados não chegando de forma imediata, começamos a colher bons frutos”, explica Osvaldo Filho, mostrando que tradição e inovação podem andar juntos e transformar pequenos negócios.

Fotos: Moraes Neto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias