20 de Junho de 2018
Fake News deixam usuários de internet de países desenvolvidos desconfiados com as redes sociais
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A proliferação de Fake News nas redes sociais tem deixado usuários dos países desenvolvidos desconfiados com esse tipo de site. Estudo realizado pelo Pew Research Center e divulgado no Brasil pela Folha de São Paulo, apontou que o uso das redes nos países desenvolvidos estagnou em 60%. Por outro lado, continua a avançar nos países em desenvolvimento, alcançando 53% da população, enquanto que no levantamento anterior, em 2015, chegava a 38%.
A pesquisa foi realizada de fevereiro a maio de 2017 com 40,4 mil pessoas em 19 países em desenvolvimento e 17 economias avançadas. Aos dados foram somadas informações colhidas nos EUA em janeiro passado e na China em 2016. Em três anos, o uso de internet saltou de 50% para 64% nos países em desenvolvimento e oscilou de 86% para 87% nos desenvolvidos.
Aqui no Brasil, 53% das pessoas que participaram da pesquisa se declararam usuários de alguma rede social, média menor do que a dos argentinos (65%) e americanos (69%). Entre os países ricos, os europeus se mostram mais reticentes a essas plataformas, adotadas por 60% dos britânicos, 53% dos franceses e 40% dos alemães. A Jordânia é, entre os países pesquisados, a que tem o maior índice de uso de redes sociais (75%), e a Indonésia, o menor (26%).
Com informações da pesquisa Pew Research e de reportagem da Folha de S. Paulo.