16 de Julho de 2020
Facebook: quase metade das pequenas e médias empresas ativas na rede social tiveram 25% das vendas feitas online
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Mesmo em tempos de pandemia, 47% das pequenas e médias empresas (PMEs) operacionais no Facebook relatam que um quarto ou mais de suas vendas foram realizadas online nos últimos meses. Além disso, 43% delas se dizem otimistas quanto ao futuro dos negócios. Esse números fazem parte do Relatório Global sobre a Situação das Pequenas Empresas, produzido a partir de uma parceria da rede social com o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que foi divulgado nesta quarta-feira (15).
A pesquisa foi feita com 30 mil líderes de pequenas e médias empresas em mais de 50 países. Segundo o Facebook, este é o primeiro relatório de uma série que se encerrará em dezembro desde ano e tem o objetivo de compreender a situação das empresas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, após as restrições causadas pela COVID-19.
Abaixo, você pode conferir os principais pontos levantados pelo estudo, tanto para o Brasil, quanto para o resto do mundo. São eles:
Brasil
47% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook relatam que 25% ou mais de suas vendas foram realizadas online no último mês;
43% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook estão otimistas quanto ao futuro dos negócios;
Cerca de 30% das pequenas e médias empresas pesquisadas no Brasil disseram receber algum tipo de assistência financeira e cerca de 75% delas relataram que essa ajuda se dá sob a forma de doações ou empréstimos do governo;
18% dos negócios que fecharam esperam recontratar os antigos funcionários quando reabrirem;
52% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook preveem que o fluxo de caixa será um desafio nos próximos meses;
37% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook reduziram a quantidade de funcionários/colaboradores por causa da pandemia.
Global
36% das PMEs fechadas planejam contratar os mesmos trabalhadores quando reabrirem;
Um quarto das empresas fechadas estão pagando os trabalhadores enquanto estão fechados, pelo menos parcialmente;
67% das pequenas e médias empresas pertencentes a mulheres (em comparação com 69% daquelas pertencentes a homens) se encontram em operação ou envolvidas em algum tipo de atividade geradora de receita;
37% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook reduziram a quantidade de funcionários ou trabalhadores como consequência da pandemia da COVID-19;
Na amostra global, os setores com mais fechamentos das atividades incluem: agências de viagens ou turismo (54%), serviços de hospitalidade e eventos (47%), serviços de educação e cuidado infantil (45%), hotéis, cafés e restaurantes (32%).
A pesquisa revela ainda que o caminho para a recuperação no pós-COVID-19 é incerto e que muitos podem precisar de apoio de governos ou outras instituições retomar ritmo padrão de suas operações. “Mais de 160 milhões dos pequenos negócios usam o Facebook, Instagram, Messenger ou WhatsApp todos os meses para alcançar clientes, vender e crescer", diz Maren Lau, vice-presidente do Facebook na América Latina. "Sabemos que as PMEs são uma das bases mais importantes da economia e se eu precisasse destacar uma tendência que vejo, seria a mudança dos consumidores em direção ao omnichannel, onde a experiência on-line permanece fundamental para a estratégia de venda”, afirmou.
A desigualdade entre mulheres e homens também se mostrou no relatório. O documento aponta que 23% das líderes de negócios tiveram que passar seis horas ou mais por dia em tarefas domésticas, como cuidar de familiares, em relação a 11% dos líderes empresariais do sexo masculino. Para obter mais detalhes sobre a metodologia e a amostragem, clique aqui (em inglês).
Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/e-commerce/quase-metade-das-pmes-ativas-no-facebook-tiveram-14-das-vendas-feitas-online-168140/