Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Abril de 2021

Facebook Pay já está disponível para uso no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Facebook finalmente recebeu integração com a plataforma de pagamentos Facebook Pay. A rede social permite cadastrar informações de cartões de crédito, débito ou PayPal diretamente no aplicativo para celular — contando até com histórico de Estrelas — e prepara terreno para a introdução da ferramenta também no Messenger e no Instagram.

A chegada do sistema de pagamentos complementa o meio de pagamentos levado para algumas páginas do Marketplace da rede social: alguns estabelecimentos apresentaram o botão “Pague com o Facebook”, incluindo suporte para várias bandeiras e carteiras digitais, a fim de acelerar as negociações feitas na loja.

Por outro lado, o Facebook Pay concentra foco para a aquisição das Estrelas — a moeda virtual que pode ser usada para apoiar criadores durante transmissões ao vivo realizadas na rede social. Quando utilizada, a Estrela pode ser enviada em grandes quantidades e será visualizada como uma reação durante a live.

Por enquanto, o sistema brasileiro suporta apenas contas PayPal e cartões de crédito ou débito da Visa. Nos Estados Unidos, a plataforma também é compatível com cartões MasterCard, sugerindo uma futura ampliação do serviço.

De acordo com a página de suporte, o Facebook Pay também será integrado ao Messenger e ao Instagram. Na rede social de fotos, a plataforma de pagamentos permitirá compras com lojas cadastradas com intermédio total nas mãos do Facebook. O mesmo acontece com o mensageiro, que viabilizará transferências bancárias entre usuários (taxas podem ser cobradas pela administradora do cartão).

Para cadastrar cartões, expanda a seção "Configurações e privacidade" nas opções da plataforma, entre em Configurações e então toque sobre "Facebook Pay". O processo não demora muito e o cartão deve ser validado por meio de uma simulação de transação assim que tudo for preenchido.

Dentro da seção de “Segurança” do Facebook Pay, o usuário pode habilitar mecanismos de proteção para compras não autorizadas. A conclusão do pagamento pode ser bloqueada por meio de um PIN ou biometria, utilizando o leitor de digitais do celular.

Em breve para todos

Em comunicado, o Facebook informa que a novidade será liberada para todos os usuários brasileiros em breve. “Caso você não veja o Facebook Pay, verifique novamente mais tarde. Lançaremos o Facebook Pay para um pequeno conjunto de países e aplicativos primeiro, com a intenção de levá-lo para mais pessoas no futuro”, explicou a empresa, revelando ainda que o sistema de pagamentos estará disponível por aqui somente no app principal neste primeiro momento.

Facebook Pay no WhatsApp?

Curiosamente, a página que agrega todas as plataformas do Facebook também inclui o WhatsApp — mas, por lá, ainda indisponível. Vale lembrar que o Banco Central já deu sinal verde para que o mensageiro volte a intermediar transferências entre usuários.

Isso pode mudar nas futuras atualizações sobre o método de pagamentos aqui no Brasil. Na última semana, páginas de suporte do WhatsApp Beta indicaram que o serviço estava para chegar — pelo menos, em fase experimental. Contudo, nenhuma nova informação surgiu desde então.

Se o Facebook Pay será a mesma plataforma que atuará no WhatsApp, somente futuros anúncios formalizarão a possibilidade.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-pay-brasil-183311/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias