Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Agosto de 2019

Facebook pagava pessoas para ouvir e transcrever conversas de usuários, revela denúncia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Facebook está sendo acusado de pagar terceirizados para transcrever fragmentos de conversas de alguns usuários, informou a agência Bloomberg, nesta terça-feira (13). Em um comunicado enviado à agência financeira, o Facebook reconheceu ter transcrito áudios de conversas com a autorização dos usuários, mas afirma ter posto fim a essa prática.

A rede social explicou que estava autorizada a transcrever conversas pelos usuários de seu aplicativo Messenger. Os terceirizados verificavam se a inteligência artificial da rede estava interpretando corretamente as mensagens. Os empregados encarregados da transcrição estavam preocupados com as implicações éticas de seu trabalho, não estavam informados sobre a origem dos áudios nem sobre o uso que a empresa de Mark Zuckerberg fazia deles, segundo a Bloomberg.

As empresas Amazon, Apple e Google, todos vendedores de assistentes de voz, já haviam reconhecido fazer o mesmo para melhorar as respostas de seus aplicativos. A Apple e o Google anunciaram que abandonaram esta prática nas últimas semanas.

O Facebook, que acaba de pagar uma multa recorde de cinco bilhões de dólares às autoridades federais dos Estados Unidos por mau uso dos dados privados de seus usuários, negou durante muito tempo ouvir as conversas de seus usuários para orientar melhor seus anúncios ou tornar suas páginas mais atrativas.

Fonte: PlenoNews, disponível em: https://pleno.news/tecnologia/facebook-pagava-pessoas-para-espionar-audios-de-usuarios.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias