Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Fevereiro de 2021

Facebook e Instagram revelam números de postagens tóxicas removidas em 2020

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Por mais caótico que 2020 possa ter sido, o Facebook conseguiu garantir que seus usuários não visualizassem conteúdos tóxicos na rede social e no Instagram ao longo do último trimestre do ano. A companhia publicou, nesta quinta-feira (11), seu mais recente Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade, que fornece métricas detalhadas sobre a aplicação de suas políticas de privacidade e regras de uso para os internautas.

Segundo a companhia, a prevalência de discurso de ódio caiu de 0,10 – 0,11% para 0,07 – 0,08%, o que simboliza no máximo oito visualizações de discurso de ódio para cada 10 mil visualizações de conteúdo. Já a prevalência de conteúdo violento e gráfico também caiu de 0,07% para 0,05%, enquanto o conteúdo de nudez adulta caiu de 0,05 – 0,06% para 0,03 – 0,04%. Todos são resultados bastante positivos.

“Essas melhorias estão ligadas às alterações de classificação que fizemos para reduzir o conteúdo problemático no feed. Cada publicação é classificada por meio de processos que levam em consideração uma combinação de sinais de integridade, como a probabilidade de um conteúdo violar nossas políticas, bem como aqueles que recebemos das pessoas em pesquisas ou ações realizadas, como esconder ou denunciar publicações”, explica.

Outra estatística positiva é a taxa proativa — ou seja, porcentagem de conteúdos tóxicos que são detectados pelo Facebook antes mesmo que qualquer internauta faça uma denúncia. Na categoria de bullying e assédio, a taxa foi de 26% no terceiro trimestre para 49% no quarto trimestre no Facebook e de 55% para 80% no Instagram; a companhia garante que o uso de inteligência artificial é uma importante aliada para tais resultados.

Confira a quantidade de conteúdos removidos no Facebook:

6,3 milhões de peças de bullying e assédio, ante 3,5 milhões no terceiro trimestre;

6,4 milhões de peças de ódio organizado, ante 4 milhões do terceiro trimestre;

26,9 milhões de peças de discurso de ódio, ante 22,1 milhões do terceiro trimestre;

2,5 milhões de peças de suicídio e automutilação, ante 1,3milhão no terceiro trimestre.

Confira a quantidade de conteúdos removidos no Instagram:

5 milhões de peças de bullying e assédio, ante 2,6 milhões no terceiro trimestre;

308 mil peças de ódio organizado, ante 224 mil no terceiro trimestre;

6,6 milhões de peças de discurso de ódio, ante 6,5 milhões no terceiro trimestre;

3,4 milhões de peças de suicídio e automutilação, ante 1,3 milhão no terceiro trimestre.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-e-instagram-revelam-numeros-de-postagens-toxicas-removidas-em-2020-178895/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias