Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Julho de 2019

Facebook cria software que rastreia fake news sobre a empresa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Facebook está bastante preocupado com o que andam falando sobre a empresa por aí. Segundo informações da Bloomberg, a companhia possui um software chamado Stormchaser, desenvolvido para rastrear desinformação — vulgo fake news — envolvendo seu nome. A revelação, segundo a agência, foi feita por três ex-funcionários que não quiseram se identificar.

Criado em 2016, o software Stormtracker vem sendo usado para ir atrás de publicações sobre o Facebook que viralizam, como memes e hoax. O conteúdo encontrado varia entre pegadinhas que dizem mentiras como a que Mark Zuckerberg, o CEO da companhia, iria compartilhar as informações privadas de determinado usuário se ele não compartilhasse algo, ou ainda piadas dizendo que o executivo se parece com um extraterrestre.

Em resposta à descoberta, um porta-voz do Facebook contou à imprensa norte-americana que esta ferramenta em questão não é usada para o combate das notícias falsas e que, se fosse, não teria funcionado. "A ferramenta foi criada com uma tecnologia simples que nos ajuda a detectar publicações sobre o Facebook com base em palavras-chave, então consideramos responder ou não sobre a confusão em nossa própria plataforma", disse o porta-voz.

Mas o Stormtracker é apenas uma das medidas usadas pela rede social para controlar a sua reputação. O Facebook já investiu milhões de dólares para a contratação de relações públicas, que frequentemente coletam dados de pesquisas feitas com usuários para entender o que estão falando sobre ele.

Fonte: Portal Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/stormtracker-facebook-cria-software-que-rastreia-fake-news-sobre-a-empresa-143601/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias