Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Novembro de 2022

Exposição do projeto Durabilité apresenta destino sustentável para resíduos têxteis

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O reaproveitamento de resíduos da indústria têxtil no Seridó potiguar está provocando impactos socioambientais bastante positivos na região, ao mesmo tempo em que gera renda e melhoria da qualidade de vida de artesãs, a partir da produção de bolsas, acessórios e tapetes artesanais. Uma exposição inédita, denominada Renascer, foi aberta na última sexta-feira (25) na Casa do Artesão do Seridó, em Caicó-RN. É a primeira do Projeto Durabilité, cujo termo deriva do idioma francês e significa sustentabilidade. As peças da Coleção Renascer estão dispostas também em catálogo confeccionado pelo projeto.

A exposição conta com o apoio do Sebrae-RN e da Prefeitura Municipal de Santana do Seridó e permanecerá aberta até a próxima sexta-feira (2) das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. No último dia, funcionará apenas pela manhã, conforme informa os organizadores da mostra. Até lá, podem ser feitas encomendas de bolsas, necessaires , capas de almofadas, entre outras peças feitas com sobras de tecidos.

Iniciativa da artesã e costureira Josilene dos Santos, conhecida na região como Josinha, do município de Santana do Seridó, a ideia surgiu quando Josilene Santos percebeu que as sobras de jeans não eram reaproveitadas e tinham, portanto, destino inadequado.

“A partir de uma oficina, promovida pela Secretaria de Assistência Social do município, comecei a transformar esse material em tapetes e bolsas, dentre outras peças”, lembra a artesã Josilene dos Santos.


O prefeito de Santana do Seridó, Hudson Pereira de Brito, ressalta a importância de iniciativas como a da artesã, que contribuem para a sustentabilidade do município. “Nossa gestão tem se preocupado com a qualificação de mão de obra e Josinha é um exemplo para o Brasil”, elogia. A secretária municipal de Assistência Social de Santana do Seridó, Solange Regina de Azevedo Brito, destaca a inquietação de Josinha com a questão da sustentabilidade. “Vimos a possibilidade do surgimento de um grande negócio, transformando os resíduos em peças que agregam valor. O projeto Durabilité é ambiental, social e cultural”, avalia Solange Brito.

Para ampliar esse potencial, a Prefeitura de Santana do Seridó apresentou a arte de Josinha ao Sebrae do Rio Grande do Norte. “Trabalhamos forte na economia criativa, que é um nicho de mercado muito grande na geração de trabalho. Fomos convidados para conhecer o projeto. Nos concentramos em ajudar não somente Santana do Seridó, mas a outros municípios como Caicó, com o setor de bonelaria”, informa o analista do Sebrae-RN, José Rangel de Araújo.

Há um ano, o designer Iure Dantas presta assessoria ao Projeto Durabilité, que neste ano foi contemplado em 1º lugar pelo Edital de Moda & Turismo, lançado pelo Sebrae-RN em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grade do Norte – FAPERN, do Governo do Estado. “Nossa missão foi promover o desenvolvimento conceitual, para aprimorar a técnica, desenvolvendo produtos com valor de mercado”, conclui Iure Dantas.

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias