04 de Julho de 2019
Evento mostra como a aplicação de acústica pode ser importante para a qualidade de vida das pessoas
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Foi para um auditório atento de 160 pessoas, formado por arquitetos, engenheiros e estudantes de arquitetura, que aconteceu o 1º Evento sobre Acústica do O Borrachão. Os profissionais se reuniram no Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal, na tarde desta terça-feira (2), e puderem se informar mais sobre o uso funcional da acústica, sobre as novidades e tendências do mercado.
O evento foi aberto pela diretora de relacionamento do O Borrachão, Renalle Diniz Costa Gurgel, que deu as boas vindas aos presentes e fez uma explanação sobre o reposicionamento do grupo no mercado local, com mudanças na marca e no conceito da empresa. “Somos uma empresa com uma marca forte, que existe há 43 anos no mercado e que está se renovando. A gente quer que vocês participem de perto desse novo momento do O Borrachão e que estejam juntos conosco nessa nova fase”, convocou Renalle.
Em seguida, começaram as palestras. A primeira foi com a professora doutora em Arquitetura e Urbanismo e chefe do departamento de Arquitetura da UFRN, Bianca Araújo. Ela falou sobre a Acústica Arquitetônica e procurou desmistificar o uso do recurso, mostrando como o assunto está presente no nosso cotidiano. “A acústica hoje é uma questão de saúde e qualidade de vida. Ela está presente em tudo. Numa sala de aula, em uma empresa, nas nossas casas. Um banheiro precisa de acústica? Sim, precisa. Se você quer se sentir confortável, atender um telefonema sem fazer barulho, a acústica vai proporcionar isso. Ela também pode estar numa sala de tv, numa varanda gourmet”, explicou a professora.
A segunda palestra da tarde foi com o CEO da AMBI Brasil – Revestimentos Acústicos, Marcus Lima. Ele apresentou para a plateia produtos e soluções para obras mais eficientes e mostrou a aplicação dos materiais em vários espaços, como igrejas, auditórios, hotéis, restaurantes. Ele reforçou a importância do uso desses recursos para a vida das pessoas. “A acústica hoje é questão de saúde, não é só estética. As pessoas precisam ver isso por um ângulo diferente”, sentenciou.
O ciclo de conhecimento continuou com a presença da gerente de marketing para a América Latina da Tarkett – Pisos e Revestimentos, Bianca Tognollo. Ela mostrou que o uso de pisos vinílicos e carpetes também podem contribuir para a diminuição dos ruídos em diversos ambientes. “Em alguns prédios, 80% das reclamações são por causa do barulho, o famoso ‘toc, toc’ do vizinho de cima. Vocês, profissionais da área, precisam ter o conhecimento necessário para especificar bem os produtos e levar conforto para os seus clientes”, disse.
A última palestra do dia ficou a cargo da responsável pelo atendimento técnico acústico da Trisoft – Soluções Acústicas e Arquitetônicas, Suelen Luna. Ela destacou os diversos segmentos de materiais que a empresa produz, com foco na sustentabilidade. “Já usamos mais de 1,6 bilhões de garrafas pet na produção dos nossos materiais. Somos uma empresa que preza pelo meio ambiente”.
O evento foi muito elogiado pelos participantes, que destacaram a importância de disseminar novos conhecimentos na área de arquitetura. “Eu achei muito enriquecedor para a nossa profissão. Conhecemos ainda mais as empresas e os seus produtos”, disse o arquiteto Neilson Soares. “O evento foi muito importante porque podemos relembrar alguns conceitos em termos de acústica e conforto. Foi interessante conhecer os materiais e as suas possibilidades de uso. O conhecimento adquirido aqui serve para dar excelência aos nossos projetos, atendendo melhor os nossos clientes”, concluiu a arquiteta Francis Lindayne.
Para a diretora de relacionamento do grupo O Borrachão, o evento cumpriu o seu papel. “Nosso objetivo era levar esse conhecimento para os profissionais, que vão poder atender melhor os clientes, com mais informação, com mais propriedade no assunto. Foi uma tarde muito proveitosa, com muito aprendizado sobre um assunto tão importante para a qualidade de vida das pessoas”, finalizou Renalle Diniz Costa Gurgel.