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18 de Setembro de 2020

Estudo revela que 2020 é o ano dos jogos para celulares

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Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia da Covid-19, o uso de celulares e de jogos nesses dispositivos aumentou. Com isso o relatório anual “Mobile Gaming Apps Report”, realizado pela Liftoff, empresa de marketing e retargeting de aplicativos móveis, revela mudanças comportamentais fundamentais para os profissionais de marketing de aplicativos desse segmento. O estudo analisou 314 milhões de engajamentos de anúncios pela primeira vez, mais de 300 milhões de instalações e 6,5 milhões de compras em 697 apps de jogos de 1º de junho de 2019 a 31 de maio de 2020.

De acordo com o levantamento, os CPIs (custos por instalação) global de um jogo caíram 66% em relação ao ano passado, atingindo o nível mais baixo já registrado, US$ 1,47. Porém, os custos de instalação que resultam em compras cresceram 24% em relação a 2019, alcançando o nível mais alto desde 2018. No Brasil, os CPIs caíram cerca de nove vezes em relação ao ano anterior, fechando em média a US$ 0,15.

Além disso, as taxas de conversão caíram 22%, atingindo 25,7%, e as taxas de engajamento apresentaram uma queda de quase três vezes em relação ao ano passado, chegando a 3,3%. Esses dados revelam que os profissionais de marketing não conseguem a conversão de 75% dos usuários, uma grande mudança em relação a 2018, ano em que as campanhas publicitárias converteram cerca de 50% dos usuários em jogadores pagantes.

Ainda de acordo com o levantamento, globalmente os profissionais de marketing podem contar com um retorno de duas vezes sobre os investimentos em publicidade em apps de jogos em três semanas, visto que o retorno em publicidade investida na semana. O Brasil ficou na última posição, até abaixo do benchmark regional em relação ao ROAS.

Já, o retorno global em publicidade investida em apps de jogos por plataforma mostra que o sistema iOS leva uma pequena vantagem em termos de ROAS em relação ao Android, porém apresenta um custo de instalação quatro vezes maior que o Android. Com isso, o Android tem mais valor, oferecendo o melhor ROAS pelo menor custo (US$ 0,57). Em termos de ROAS por plataforma, o iOS ainda é a escolha dos usuários brasileiros.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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