Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Maio de 2020

Estudo: público atualmente prefere animações e programas familiares no streaming

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os hábitos e preferências de entretenimento nas plataformas de streaming estão mudando, segundo um levantamento feito pela firma de pesquisa Reelgood. De acordo com os dados, pessoas em quarentena por causa do avanço da pandemia da COVID-19 estão preferindo animações e opções mais familiares de programas na Netflix, Amazon Prime e outros players do setor.

Segundo o estudo, a constante recorrência de más notícias relacionadas ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), como novas infecções, atualizações nos números de mortos pela COVID-19 e afins, vem fazendo com que adultos procurem opções mais leves de entretenimento, como se isso fosse uma espécie de “válvula de escape” da realidade atual.

Quebrando em números: animações e programas familiares entre os meses de março e maio de 2020 lideram o ranking de aumento de audiência, com 21,66% e 16,95%, respectivamente. Nesse mesmo ritmo, encontramos também filmes e séries cult (15,30%), musicais (12,59%), ficção científica (9,89%) e, finalmente, comédias (6,32%).

No sentido oposto, filmes policiais e séries baseadas em crimes tiveram a maior queda de audiência nas plataformas de streaming (11,80%), seguido por produções de horror (8,38%), história (8,01%), romances (7,95%), guerra (7,43%), documentários (5,92%) e biografias/biópicos (5,65%).

As conclusões do estudo encontram eco em representantes da indústria: “Nossos clientes estão apostando mais nas animações”, disse à Forbes o presidente e fundador da Titmouse, Chris Prynoski, cujo estúdio é responsável pela produção de séries como Big Mouth e Star Wars: Galaxy of Adventures. “Eles ainda não têm ideia de quando poderão retomar filmagens em live action. Com as animações, ainda que elas levem um tempo enorme [de produção], eles sabem que não haverá cancelamentos”.

O estúdio Titmouse ainda ressalta que a animação traz outra vantagem em relação às filmagens ao vivo: a colaboração online. Uma das razões pelas quais produções em desenho ainda encontram sucesso em um mundo totalmente isolado é porque diversos representantes deste gênero investiram na aquisição ou assinatura de tecnologias de trabalho remoto e automatizado. Tais ferramentas permitem que projetos sejam conduzidos desde o primeiro roteiro, passando pelo storyboard até a edição final de vídeo por vários profissionais que, singularmente, estão trabalhando de casa.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/series/estudo-publico-atualmente-prefere-animacoes-e-programas-familiares-no-streaming-164870/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias