05 de Setembro de 2019
Estudo detecta 38 estereótipos utilizados pela publicidade brasileira
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Em parceria com o Facebook, a agência de consultoria criativa 65|10 lançou recentemente um novo estudo sobre o histórico recente de representação do brasileiro na publicidade nacional. Criado para ajudar o mercado a buscar um meio mais representativo e diverso, o relatório detectou a presença de 38 estereótipos de gênero, raça, classe, sexualidade e corpos que a publicidade do país ainda hoje perpetua em suas peças e campanhas.
Intitulado “Dados, diversidade e representação”, a pesquisa conduzida por especialistas tanto da agência quanto da rede social envolveu a análise de milhares de campanhas publicitárias veiculadas em plataformas espalhadas em toda a América Latina sobre os temas citados acima, e junto de confirmar a presença destes estereótipos também reafirmou o valor positivo da representatividade no meio.
Além de no geral alcançar 90% da audiência, campanhas e peças que se preocupam com uma representação livre de chavões danosos viram as vendas de seus produtos divulgados aumentar em até 9,2%. Mas o que são os estereótipos tão citados pelo estudo? De acordo com o relatório, os estereótipos são as histórias únicas que contamos sobre algo ou alguém, umas que apesar de nem sempre serem mentiras ajudam a limitar a representação em torno de visões rasas e mesmo preconceituosas. A pesquisa da 65|10 com o Facebook divide estes “atalhos mentais” em cinco categorias: Gênero, Raça, Orientação Sexual, Corpos dissidentes e Classe.
Você pode ler o estudo da 65|10 e do Facebook na íntegra na página oficial do projeto, que em breve deve ser lançado também no México e na Argentina. Além do estudo, o site ainda conta com uma ferramenta que permite testar os protagonistas de campanhas publicitárias recentes para averiguar se elas não estariam perpetuando estereótipos ao invés de promover diversidade.
Fonte disponível em: https://www.b9.com.br/113538/estudo-detecta-38-estereotipos-utilizados-pela-publicidade-brasileira/