Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Janeiro de 2024

Estudo da UFRN mapeia conexões cerebrais responsáveis pelo nível de consciência em primatas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Recentemente, os efeitos da estimulação cerebral em pacientes com lesões cerebrais em estado inconsciente, bem como em primatas não humanos anestesiados, têm sido um tema aprofundado em estudos de neurociência. Nessa linha, pesquisadores da UFRN conseguiram mapear as conexões cerebrais em saguis, que podem, quando estimulados, aumentar os níveis de consciência.

Os resultados da pesquisa realizada foram publicados no periódico Journal of Neuroscience. Intitulado O local de estimulação do “Tálamo Central” relacionado à excitação inerva simultaneamente múltiplas áreas frontais e parietais de alto nível, o artigo é fruto de uma colaboração internacional com pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Autônoma de Madri. 

“Os experimentos demonstraram que, embora as redes neurais sejam variadas, elas inervam seletivamente os principais pontos das áreas de atenção, movimento e memória do córtex cerebral. Essa observação é relevante porque estudos anteriores haviam estabelecido que a atividade coordenada nessas mesmas redes corticais está correlacionada com o nível de consciência”, explica Expedito Nascimento, professor do Departamento de Morfologia (DMOR/UFRN) e um dos autores do artigo. 

Expedito Nascimento atua nessa pesquisa junto com Jeferson Cavalcante, também do DMOR/UFRN, Paulo Leonardo Morais, professor da UERN, e mais quatro pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Outros trabalhos já haviam demonstrado que a estimulação cerebral é capaz de aumentar o nível de consciência, porém a descrição dos caminhos anatômicos dessas conexões ainda era desconhecida. 

“As vias e bases anatômicas pelas quais esses circuitos atuam ainda não haviam sido descritas. Nosso trabalho, pela primeira vez, descreve o padrão dessas projeções que partem dessa região do cérebro, chamada tálamo, em direção ao córtex cerebral, área que controla a atenção, o movimento e a sensibilidade, entre outros aspectos do comportamento”, detalha Expedito. 

Além disso, os resultados apresentados no estudo, colhidos ao longo dos últimos quatro anos, revelaram que a estimulação de pontos cerebrais específicos está associada a um aumento notável nos níveis de consciência. De acordo com o professor Expedito, isso sugere a possibilidade de aplicações terapêuticas promissoras.

“Em pacientes em coma ou sob efeito de anestesia, por exemplo, no momento em que administra-se uma estimulação elétrica no tálamo, área em que estudamos essas vias, acontece o despertar mais rapidamente. Então, a importância desse estudo é, no futuro, os cirurgiões poderem estimular com mais precisão as áreas talâmicas que controlam a manutenção da cognição do indivíduo”, conclui o pesquisador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias