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17 de Fevereiro de 2023

Estudo: brasileiros preferem comprar online, mas problemas com procedimentos de pagamentos ainda são um desafio

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A pandemia impulsionou o crescimento das vendas online em todo o mundo e o Brasil lidera o ranking. O anuário E-commerce Trends 2023, realizado pela Octadesk, aponta que 61% dos brasileiros preferem realizar compras online ao invés de irem a lojas físicas. Ou seja, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo pelo e-commerce.

Embora o crescimento das compras on-line seja uma oportunidade para os varejistas, ainda existem desafios. De acordo com uma pesquisa recente, conduzida pela fintech de pagamentos Zimpler, 75% dos brasileiros relataram que, após desistir de uma compra online, não seriam clientes daquele varejista no futuro – seja online ou na loja física. 

Esse comportamento provocado pela falha no processo de checkout pode causar um grande prejuízo aos varejistas brasileiros. Ainda de acordo com a pesquisa da Zimpler, problemas na hora de fechar o pagamento online está presente em 1,1% de todas as vendas no Brasil. 

Levando em conta o relatório de NielsenQ Ebit sobre o e-commerce brasileiro (que quantifica as vendas online no país em R$ 118,5 bilhões no primeiro semestre de 2022), os varejistas brasileiros já perderam R$ 1,3 bilhões nesse ano por problemas no pagamento online.

A pesquisa de Zimpler descobriu que não é apenas um caso de comerciantes perdendo transações. 47% dos entrevistados da pesquisa relataram que desistiram de uma compra online devido a problemas com o processo de pagamento do comércio eletrônico – isso aponta para um grande problema potencial e revela que os varejistas online precisam aumentar a satisfação do cliente para que eles  repitam as vendas.

Ainda mais preocupante, 62,5% dos brasileiros mais ricos da pesquisa afirmaram ter abandonado uma transação online.

Falhas de Pagamento 

A pesquisa também identificou as causas específicas de falha de pagamento que esses 47% dos entrevistados experimentaram. A principal é "A falha do site do comerciante on-line em aceitar o cartão do comprador". Mas a variedade de respostas mostra que há muitos pontos potenciais de atrito no processo, desde problemas com sites de varejistas até a integração com provedores de serviços financeiros dos clientes.

“As múltiplas razões para a falha no checkout online mostram a grande variedade de fontes de atritos que existem nos pagamentos digitais”, diz Johan Strand, CEO da Zimpler. “No entanto, qualquer que seja a causa específica da falha de pagamento, o impacto para os comerciantes on-line é o mesmo: perda de receita em termos da transação em questão, bem como um impacto negativo de longo prazo na capacidade do varejista de oferecer uma estratégia de vendas digital sustentável”.

A Zimpler – uma fintech de pagamentos líder na Europa – começa a atuar no Brasil este ano para ajudar os varejistas digitais brasileiros a otimizar os processos de pagamento online. A solução da Zimpler para o mercado brasileiro é baseada na arquitetura de tecnologia PIX do Banco Central, mas simplificará radicalmente a cadeia de transações de comércio eletrônico – reduzindo a jornada de compra de até 15 etapas para apenas quatro – e, assim, diminuindo o potencial de folha e desistência de pagamentos . A Zimpler também fornecerá aos varejistas receitas instantaneamente e, ao substituir as compras com cartão, reduzirá radicalmente o potencial de transações fraudulentas.

Enquanto isso, o aplicativo da Zimpler também será baseado em digitalizações (chaves QR ou PIX) que eliminam a possibilidade de erros de inserção manual por parte dos clientes.  “O ritmo de adoção do comércio eletrônico tem sido rápido na América Latina e principalmente no Brasil, graças à iniciativa PIX digital do Banco Central”, diz Sylvestre Thenor, chefe de expansão da Zimpler. “No entanto, ainda há questões relacionadas à segurança, precisão e velocidade que a tecnologia da Zimpler resolve – fornecendo aos consumidores e varejistas total confiança ao fazer transações online.”

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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