28 de Agosto de 2019
Estudantes potiguares ajustam últimos detalhes de robôs para Olímpiada Brasileira
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A menos de uma semana para etapa regional 2019 da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), estudantes potiguares fazem os ajustes finais dos robôs que percorrerão os trajetos da disputa. A competição pretende movimentar a capital potiguar no próximo sábado (31) e domingo (01º), nas quadras do campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo são os estados com o maior número de inscritos nesta etapa.
Para garantir sucesso na competição, os 20 times do Complexo Tecnológico Roboeduc intensificaram os treinos nestes dias que precedem a OBR. “Estamos treinando todos os dias até o fim de semana, com equipes de manhã e à tarde. Esta prova é muito importante, pois gira em torno de um trabalho em grupo. Eles entendem que é necessária a ajuda do seu colega de time e a importância da partilha dos conhecimentos”, destacou a treinadora Camilly Martins, que há três anos participa do treinamento dos alunos para a Olimpíada.
Prova
Para competir, os estudantes são divididos nos níveis: 0, 1 e 2. O nível 0 é voltado para os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental; o nível 1, para os estudantes do 1° ao 8° ano; e o nível 3, para alunos do 8° ano do fundamental até o último ano do Ensino Médio ou Técnico. Este ano, a Roboeduc conta com equipes de todos os níveis.
Além do desenvolvimento e da programação, o robô deve cumprir algumas metas, como: seguir o trajeto da linha, desviar dos obstáculos e resgatar uma vítima. Isso porque, a OBR é uma competição baseada em uma situação de perigo. Por essa razão, um dos desafios é que o robô desenvolvido resgate uma vítima, representada na forma de um objeto.