Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Julho de 2021

Estudantes de Direito são coautores de livro sobre Fashion Law

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Dois alunos do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Natal participaram, como coautores, da obra “Estudos sobre Fashion Law: do clássico ao inovador”, da editora Brasil Publishing. O livro foi organizado pela professora do curso, Amanda Câmara, que orientou os estudantes. Todos os textos foram submetidos ao edital do II Encontro Internacional de Fashion Law do RN, foram avaliados às cegas e seguiram para fazer parte da coletânea.  

Fashion Law ou Direito da Moda, como é chamado no Brasil, é um novo nicho de atuação para os profissionais do Direito que envolve toda a proteção jurídica da cadeia produtiva da indústria têxtil. Desde o plantio do algodão até o momento que o produto fica disponível para compra pelo consumidor, nas diversas lojas físicas ou e-commerce. 

A área envolve ramos clássicos do direito correlatos, como o Direito Empresarial, Direito Civil, Contratos, Direito Ambiental e sustentabilidade, Direito Tributário, Direito Imobiliário. Além da relação com as novas tecnologias e inovação. 

Como o assunto é recente, Amanda destaca que “a ideia do livro surgiu diante de uma inquietação de não haver uma bibliografia razoável sobre o Direito da Moda no Brasil. Assim, abri edital para submissão de trabalhos na área”. 

A aluna Aline Luzia Cavalcante Ferreira (8º período) foi coautora do artigo Direito da Moda: da história à evolução pela Propriedade Intelectual.  “Nele eu procurei abordar da forma mais clara e de fácil compreensão sobre a propriedade intelectual, a importância de um criador de ter a criação protegida, e também sobre alguns princípios e direitos garantidos aos donos de patentes e marcas”, explicou. 

Já Lucas Matheus Costa de Melo (6º período) foi coautor no capítulo A quebra da Forever 21: do sucesso ao fracasso da gigante do Fast Fashion, fruto de orientação iniciada ainda na época da cadeira da disciplina. “Foi uma experiência bastante enriquecedora, foi preciso ver o Direito comparado do Brasil e dos EUA, pesquisar as práticas da empresa, pesquisar sobre o Fashion Law e Fast Fashion (moda rápida). Foi realmente um aprendizado sobre Direito e sobre o dia a dia das pessoas”, destacou o aluno. 

Para Amanda Câmara, ter um trabalho publicado em um livro, ainda na graduação é um diferencial único. “Às vezes demoramos muito tempo, mesmo após formados, para publicarmos obras. E isso mostra como o fomento à pesquisa é importante e que deve começar desde os bancos da faculdade. Afirmo, sem medo de errar, que esses alunos já estão com um grande diferencial no currículo com essa publicação e que, sem dúvidas, fará muita diferença na vida acadêmica e profissional”. 

O livro pode ser adquirido pelo site da editora Brasil Publishing (www.aeditora.com.br) ou pela Amazon Brasil. 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias