04 de Outubro de 2021
Estudantes conhecem registros históricos e geográficos do RN em visita a sítio arqueológico no Seridó
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O fim de semana foi de muitas descobertas para cerca de 50 alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental da Maple Bear Natal. Eles conheceram de perto registros históricos e geográficos do Rio Grande do Norte, em um passeio pela região do Seridó, no Sítio Arqueológico Serra Verde, em Cerro Corá. O objetivo principal foi promover a interação dos estudantes com os conteúdos fora da sala de aula.
A visita, que aconteceu sexta-feira (01) e sábado (02), permitiu a visualização de pinturas rupestres e de geoformas características da região, que são: a Pedra do Caju, a Pedra da Baleia, a Pedra do Nariz e Cabeça de Cachorro/Dinossauro. Eles também conheceram um tanque natural, que é periodicamente preenchido por água, no qual foram encontrados fósseis de megafauna pleistocênica, período em que uma enorme diversidade de animais gigantes conviveu com o homem.
“Todas estas evidências destacam os interesses geomorfológico, paleontológico e arqueológico que possuem valor nacional e internacional. Foram realizadas atividades interdisciplinares, que englobam língua portuguesa, geografia, história e matemática. Os alunos também vão produzir um documento colaborativo com as suas próprias impressões”, explicou o professor de geografia da Maple Bear Natal, Olavo Vitorino, que acompanhou os estudantes na aula de campo.
“Eu gostei muito do passeio. A gente explorou bastante a natureza e os momentos em grupo. Foi muito legal”, disse o aluno do 8º ano, Gabriel Diniz.
Outro ponto forte foi a visita ao local onde nasce o Rio Potengi, um importante marco para o RN. O principal curso de água do estado foi descoberto pelos colonizadores portugueses no século XVI e percorre 176 quilômetros, até chegar a sua foz, em Natal.
“Eu aprendi que a nascente não é formada apenas por uma bacia de água gigante, mas, sim, por lençóis hidrográficos. Além do aprendizado, a gente também se divertiu bastante”, recordou a estudante Luane Gianasi, do 6º ano.
A equipe da Maple Bear Natal avaliou de forma positiva a viagem ao município de Cerro Corá. Para eles, a atividade fora da sala de aula cumpriu o seu papel pedagógico. “Não foi um simples roteiro com um diário de bordo. Foi algo construído em conjunto com os estudantes, que são os verdadeiros protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, um preceito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento normativo no qual nos baseamos”, avaliou o professor Olavo.