Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Setembro de 2023

Estácio recebe Feira da Inclusão com produtos de empreendedores com deficiência

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Celebrado nesta quinta-feira (21), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência estimula ações para conscientizar acerca de uma sociedade mais livre, justa, igualitária e, sobretudo, inclusiva para todas as pessoas. Para contribuir com a construção dessa realidade, a Estácio recebe na data uma feira de economia criativa com a presença de expositores que são pessoas com deficiência ou familiares desse grupo.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Deficiência  (Abaped) e contribui para a ocupação e o acesso à renda dessa parte da população que, segundo dados da Pnad Contínua de 2022, tem rendimento médio real habitualmente 30,8% menor do que as pessoas sem deficiência.

A presidente da Associação e organizadora do evento, Andiara Freitas, explica que é comum que as famílias de PCDs tenham altos gastos fixos com transporte, medicação e higiene, muitos contando financeiramente com benefícios do INSS. Diante desse cenário, o empreendedorismo é uma via muito buscada para obter renda extra. 

“Além do fator financeiro, ter o seu negócio é algo que contribui para a autoestima e bem-estar dos envolvidos com o empreendedorismo, porque mostra na prática como as pessoas com deficiência são capazes e podem ser parte de uma sociedade igualitária”, defende Andiara, que também é mãe atípica.

No evento, os expositores oferecem produtos diversos, como peças de artesanato, bijouteria, óleos essenciais, alimentos, entre outros itens, como livros e camisetas que abordam as questões da inclusão social. 

Para Clécio Franco, gestor da Estácio, atividades dessa natureza são fundamentais para que, cada vez mais, a inclusão de pessoas com deficiência seja parte do cotidiano. “Não se trata meramente de um evento para celebrar uma data mas, especialmente, abrir espaço às pessoas com deficiência nos mais diversos segmentos: educacionais, sociais, e também econômicos, de forma igualitária e acolhedora, porque elas são capazes de ocupar esses espaços da mesma forma que as pessoas sem deficiência”, opina.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias