Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Março de 2021

Especialistas irão discutir melhorias no tratamento de queimados em todo o país

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Natal será a cidade anfitriã do XII Congresso Brasileiro de Queimaduras, que acontece de 25 a 27 de março, em formato on line, promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. Serão discutidas estratégias para efetivar melhorias nos centros de tratamento, de acordo com os recursos disponíveis e outros a serem implementados em cada local. Haverá premiação dos melhores trabalhos e homenagens por merecimento e dedicação ao tema das queimaduras.

O cirurgião plástico do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel  e presidente do evento, Marco Almeida, explica que a programação traz temas importantes para a área. “Teremos uma abordagem multiprofissional com vários temas relacionados às atividades dos profissionais que integram o tratamento das queimaduras, convidados de renome internacional, da Europa, Estados Unidos e América Latina, além de profissionais locais de referência na área”.

Ele explica a importância de ter Natal como cidade anfitriã do evento, que para ele poderá proporcionar uma grande interação com profissionais renomados, ampliação de conhecimentos e troca de experiências. “Ter trazido o congresso para Natal foi uma vitória, nos ajuda e motiva, mostrando nosso empenho na busca de melhoria para prestar um serviço de retaguarda tão importante para o tratamento de queimadura de toda e qualquer pessoa do nosso estado”.

Entre os temas abordados estão: uso de células-tronco, feridas complexas, reabilitação hospitalar, reabilitação psicossocial, avanços biotecnológicos, bancos de tecidos, terapia nutricional, atendimento emergencial, entre outros. A programação do evento está disponível do site www.cbqueimaduras.com.br.

Centro de Tratamento de Queimados

O Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é o único centro de queimados do estado. O Centro está pleiteando a habilitação, pelo Ministério da Saúde,  para o nível de alta complexidade, o que causará a implementação de novas estratégias para melhoria de recursos humanos e materiais, para melhor qualidade do tratamento.

“Ao conseguir o padrão de alta complexidade, o CTQ terá acesso a tecnologias como banco de pele, muito importante para queimaduras graves, isso nos ajudará muito na melhoria dos nossos resultados”, explica Marco Almeida.

O CTQ, juntamente com a Associação de Voluntários Pró-Queimados do RN, tem coordenado mobilizações feitas em prol dos queimados, campanhas de prevenção e conscientização, ações que fortaleceram o trabalho do Rio Grande do Norte em nível nacional. Inclusive, destacou Marco Almeida, um dos principais motivos que possibilitaram a realização do Congresso Brasileiro de Queimaduras em Natal foi a qualidade desses trabalhos de prevenção e conscientização desenvolvidos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias