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19 de Dezembro de 2021

Especialista explica como se proteger de golpes virtuais nas compras de Natal

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O Natal 2021 acontece em um momento de instabilidade econômica, mas deve movimentar o varejo com resultados positivos. A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que as vendas no varejo neste final de ano alcancem R$ 34,3 bilhões, o que representa uma alta de 4,3% em relação ao ano passado.

No entanto, o aumento de golpes virtuais e presenciais em mais de 165% entre julho de 2020 e julho de 2021, segundo dados da Febraban, acende um alerta sobre como a população pode se proteger nesse período. 

“O avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia, além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os presentes de Natal em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp”, explica Fellipe Guimarães, CEO da empresa de tecnologia em e-commerce Codeby. 

Segundo o especialista, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Atitudes simples, como utilizar somente o cartão virtual - que expira após um determinado período - nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa, já podem evitar problemas sérios”. 

Como se proteger durante as compras de Natal na internet? Confira algumas dicas:

- Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro

- Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro. 

- Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico. 

- Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.

- Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou por outros motivos, evite. 

- Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.

- Se você for contatado pela loja em seus perfis de redes sociais, solicitando telefone ou e-mail para contato, desconfie. Sempre verifique se o perfil é o oficial da empresa, e, na dúvida, ligue para a central de atendimento oficial da loja. 

- Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma. 

- Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma. 

- Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento. 

Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser feito nesses casos:

- Registre imediatamente a reclamação no site da empresa, com todos os registros e protocolos em mãos.

- Registre as reclamações em sites como o Reclame Aqui.

- Registre a reclamação no site do Procon.

- Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre um Boletim de Ocorrência.

- Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos. 

- Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.

- Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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