Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Setembro de 2022

Especialista explica: ambiente de trabalho harmonioso e acolhedor contribui contra o burnout

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A síndrome do esgotamento profissional  foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em janeiro de 2022, e se caracteriza por exaustão física e mental, falta de motivação para realizar atividades do trabalho, além de outros sintomas físicos e emocionais. De acordo com a International Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo país com mais casos da síndrome no mundo. Nesse contexto, segundo dados da  Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), o Burnout acomete 30% dos trabalhadores brasileiros. 

“Trata-se de um assunto que merece atenção além do Recursos Humanos, por parte das empresas. É preciso observar possíveis fatores que contribuem para o surgimento da síndrome e assim, evitá-los, reestruturando processos com o objetivo de priorizar a saúde mental dos colaboradores”, afirma Francisco Pereira, Diretor de RH da Intelligenza IT, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH.

Entre os principais sintomas atrelados à síndrome, também é possível notar quadros de irritabilidade e angústia prolongada, causados por rotinas de trabalho pouco saudáveis. “Garantir uma boa estrutura de trabalho, além de um ambiente harmonioso e acolhedor no qual o colaborador se sinta respeitado é essencial”, destaca a Dra. Cris Gussi, Head de Medicina da Alinea Health.

A Healthtech é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para a saúde corporativa, e seus serviços permitem um acompanhamento personalizado e direcionado para cada paciente, com foco na jornada de cuidados do beneficiário. “Poder contar com uma estrutura de saúde adequada às necessidades dos colaboradores é um grande diferencial para garantir prevenção e tratamento adequado”, esclarece a especialista. 

Responsabilidade corporativa 

Com os esforços para a conscientização do mercado sobre a síndrome, empresas passaram a investir em benefícios e ações voltadas ao cuidado e atenção com a saúde de seus colaboradores. Iniciativas como palestras e atividades voltadas para o bem-estar emocional contribuem para a prevenção do burnout ou até mesmo para identificar os sintomas previamente para que o tratamento possa ser iniciado. 

“Cabe a cada organização garantir uma cultura organizacional sólida, focada na manutenção de um ambiente de trabalho positivo, além de  estar atenta ao dia a dia das suas equipes, garantindo atenção às demandas pessoais dos seus colaboradores. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para a garantia de satisfação de cada indivíduo", completa Francisco Pereira. 

Como líder no segmento de consultoria para RH, a Intelligenza IT se destaca por ações pensadas em prol do bem-estar dos colaboradores, como o Programa CORES, iniciativa de responsabilidade social cujo objetivo é promover a diversidade e garantir a inclusão no ambiente institucional da empresa. O Programa conta com quatro diretrizes distintas, que possuem o objetivo de apoiar e beneficiar causas sociais específicas. Para isso, são criadas diversas atividades que vão desde palestras com especialistas, rodas de conversa entre os núcleos, até campanhas para doação de sangue e coleta de agasalho durante o inverno.

Todas as atividades desempenhadas pelo programa são gerenciadas pela área de  DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) da empresa, setor que cuida do clima organizacional da instituição, com foco na valorização e no bem-estar dos times internos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias