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25 de Outubro de 2018

Escolas públicas que participam da iniciativa Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) alcançam melhora de 13% na taxa de aprovação

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Um grupo de consultores do Banco Mundial está em Natal e, na oportunidade, foi apresentado os resultados alcançados pelas escolas estaduais participantes do Projeto de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Governo do RN, com coordenação da Secretaria de Educação e recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. 

Foi constatado que houve um aumento de 13% da aprovação dos alunos; uma melhora de 6% nas competências sócio emocionais em atividades relacionadas ao aprendizado; e ainda 5% na melhora da aprendizagem em Português e Matemática. 

“Verificou-se que as turmas do 5° e 6° do ensino fundamental e 1ª série Ensino Médio são onde existe mais evasão escolar. O PIP trabalha exatamente com essas turmas. A SEEC capacitou e estimulou os coordenadores e professores para que eles desenvolvessem projetos que estimulassem o ensino aprendizagem dos alunos. Estamos felizes com os resultados”, comemora Cláudia Santa Rosa, secretária de Educação.

Para Caio Piza, a avaliação de impacto ainda constatou que além da melhoria no aprendizado, houve redução na repetência e redução da rotatividade dos professores das escolas participantes do PIP. “Provavelmente esses resultados terão impacto no próximo IDEB”, disse.

“Dado ao caráter inovador do Projeto desenvolvido pelo Governo do RN, a equipe do SEEC contou com apoio do Departamento de Avaliação do Banco Mundial (DIME) para mensurar de maneira mais rigorosa possível os impactos do ensino-aprendizagem, nos indicadores de repetência, abandono e rotatividade dos professores. É importante saber que estamos no caminho certo”, declara Vagner Araújo, secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão. A equipe do DIME é composta pelos economistas Caio Piza, Astrid Zwager e Rafael Dantas.

A equipe do Banco Mundial permanece no Estado até quarta-feira, onde fica reunida com setores da Secretaria de Educação para apresentar os resultados do PIP e discutir os próximos passos do projeto. A Avaliação de Impacto foi realizada com alunos de todas as séries do PIP, contemplando 300 escolas no total. 


SAIBA MAIS – PIP

Iniciado em 2015, o Projeto de Inovação Pedagógica contempla escolas de ensino fundamental e ensino médio, com objetivo de diminuir a taxa de evasão e abandono, além de melhorar a qualidade da aprendizagem. Ele é composto por três pilares de referência: a autonomia da instituição em avaliar suas metodologias e propor soluções, assistência técnica pedagógica e assistência financeira para adquirir os materiais pedagógicos.

Na primeira edição, o PIP envolveu 111 escolas. Na segunda, em 2016, foram 130 escolas beneficiadas. Na terceira e atual etapa, o projeto contempla 158 instituições de ensino. Nas três fases de aplicação, o PIP abraçou alunos do 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e as 1ªs séries do Ensino Médio.

Foto: João Vital

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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