Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Agosto de 2020

Escolas particulares do RN irão apresentar protocolo à Sesap

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deu no Tribuna do Norte

As escolas particulares do Rio Grande do Norte irão estabelecer um protocolo, com medidas sanitária e de prevenção, a ser analisado pelo Comitê Científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), visando o retorno das aulas presenciais. A decisão foi definida após reunião entre representantes das instituições de ensino e do Gabinete Civil do Governo estadual, durante a tarde da segunda-feira, 17, data que marcou cinco meses de paralisação das atividades presenciais nas escolas potiguares das redes pública e privada.

De acordo com Alexandre Marinho, presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Norte, o protocolo desenvolvido pelas instituições de ensino deve ser comunicado aos pais e submetido à aprovação do Comitê. Marinho também informou que diversas escolas já possuem protocolos de biossegurança, elaborados com orientações do Sebrae/RN. Esse é tido como o primeiro passo para a retomada das aulas, no entanto, ainda não há uma estimativa de data para o retorno dos alunos às salas de aula.

“Esse protocolo, a gente vai mandar para o Comitê, eles vão fazer uma reunião, vão analisar isso e dar uma posição.... Ninguém falou em perspectiva de datas, mas a gente encontrou uma certa boa vontade. Apareceu uma luz. Logicamente que se a situação continuar dessa maneira (número de casos da covid-19), com estabilidade ou decrescente, vai ajudar muito a gente”, explicou Alexandre Marinho.

A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Lazer (SEEC/RN) já relatou não ter impedimento quanto ao retorno das aulas presenciais das escolas privadas antes da rede pública.  Entretanto, a secretária adjunta da SEEC/RN, Márcia Gurgel, ressaltou a importância dos protocolos de segurança discutidos com o Comitê Técnico Científico da Sesap para assegurar que o retorno seja o mais seguro possível. Isso porque os especialistas em infectologia passaram a se preocupar, após uma notificação do Ministério da Saúde no dia 20 de julho, com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, que acomete crianças e adolescentes de 0 a 19 anos e que pode estar relacionada à covid-19.

Retorno da Rede Pública

No Rio Grande do Norte, um milhão de estudantes estão fora das salas de aula desde o dia 17 de março, e nem todos tiveram acesso às aulas virtuais. Os planos de retomada são discutidos em todos os Estados brasileiros, e na SEEC o plano escolhido foi de criar ‘ciclos’ para unificar anos letivos. Na prática, os ciclos alteram a grade curricular da educação pública para fazer vinte meses de aulas, equivalente a dois anos letivos, em treze meses.

A Secretaria pretende oficializar e apresentar o modelo até 31 de agosto, com novas grades curriculares, datas e diretrizes para as escolas. No entanto, o titular da pasta, Getúlio Marques, adiantou que o objetivo da proposta é criar um período letivo que não cause atraso aos estudantes e nem os avalie de maneira apressada, após pelo menos 180 dias sem aulas presenciais (a suspensão das aulas está prorrogada até o dia 18 de setembro, mas pode ter nova mudança). O receio é haver evasão escolar, caso haja atrasos para os estudantes.

“Continuamos debatendo a questão dos ciclos, porque para isso vamos ter que normatizar. Há um grupo que trabalha desde o dia 17 de março.... A ideia é segurar todos esses alunos sem essa avaliação final agora em 2020, porque quando a gente colocar um período curto, principalmente para aqueles em maior fragilidade, muitos não terão condição e poderemos ter uma perda muito grande, muita evasão. É isso que não queremos. Precisamos que todos os alunos sejam acolhidos e ninguém fique para trás”, apontou o titular da SEEC/RN.

Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/escolas-particulares-do-rn-ira-o-apresentar-protocolo-a-sesap/487562

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias