Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Maio de 2020

Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN apresenta ações de combate à Covid-19 em webinário

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Mesmo com a suspensão do calendário acadêmico em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) manteve uma rotina de ações voltadas ao combate à Covid-19. Desde a capacitação de profissionais da rede pública à promoção de atendimentos utilizando a telemedicina, são diversos os trabalhos desenvolvidos neste período.

Para apresentar todas essas atividades, a unidade realiza o Webinário EMCM em Ação entre os dias 25 e 29 de maio, das 18h às 20h, em transmissão ao vivo pelo canal da EMCM no Youtube. Organizado pelas professoras Ana Luiza de Oliveira, Ana Carine Arruda Rolim e Raquel Littério de Bastos, o evento conta, em sua abertura, com uma exposição do reitor da UFRN, José Daniel Diniz, na qual o gestor aborda o papel da universidade no atual contexto de pandemia.

De acordo com as organizadoras, com a interrupção do calendário acadêmico, criou-se um comitê de crise composto pelos docentes da EMCM, no qual foram estabelecidos oito grupos de trabalho. O webinário tem entre os seus objetivos tornar públicos os processos desenvolvidos por esses grupos e apresentá-los a toda a comunidade.

“É um exercício ético de transparência e responsabilidade social da universidade pública, expresso nas ações de combate à pandemia em prol da comunidade do Sertão. Cada uma delas é fruto da organização coordenada entre docentes, técnicos, residentes multiprofissionais e estudantes do curso de medicina”, ressaltam as professoras.

Com o webinário a organização espera ainda qualificar os grupos de trabalho e estreitar os vínculos entre EMCM e os entes das gestões municipal e estadual. Além disso, produzir um guia de ações desenvolvidas em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a administração dos municípios da IV Região de saúde do Rio Grande do Norte.

“A EMCM segue cumprindo seu papel de apoio à gestão e aos serviços de saúde, bem como de formação e capacitação de profissionais. Diante do contexto de pandemia, devemos buscar diálogos e fomentar o processo de ensino-aprendizagem de nossos estudantes e a posição da universidade alimentando a parceria, a colaboração, a solidariedade e, principalmente, a coletividade”, explicam as organizadoras.

Participantes ativos nessas atividades, os estudantes da EMCM, representados pelo Centro Acadêmico de Medicina George Dantas (Camged), manifestaram apoio ao webinário. “Vemos esse evento como um farol para as condutas dos discentes, enquanto alunos da universidade pública e futuros profissionais da saúde, e para o dever com a saúde da população em seus mais diversos âmbitos de cuidado”, afirma o estudante Jailton Ruan Carneiro de Morais

Outras informações, bem como a programação completa do evento, podem ser consultadas no Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias