Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Setembro de 2020

Escola Infantil da UFRN supera meta nacional da Educação Básica

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Núcleo de Educação da Infância (NEI/Cap) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) superou a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Referência na educação dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o NEI alcançou nota 8.1, sendo que a meta nacional foi de 5.9.

Conforme o site do INEP, o IDEB é um indicador da qualidade educacional que utiliza informações sobre o rendimento escolar e o desempenho em exames padronizados, como a Prova Brasil ou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Pela segunda vez, o NEI supera a meta nacional do IDEB, visto que, em 2017, teve nota 7.7, sendo a média nacional de 5.8, cuja projeção pelo INEP foi de 5.5. Nesta edição de 2019, o NEI alcançou 8.1, ultrapassando mais uma vez a meta nacional, que foi de 5.9, com meta projetada pelo INEP para 5.7.

De acordo com a diretora do NEI, Maristela de Oliveira Mosca, o bom desempenho nacional da unidade ocorre pelo caráter de vanguarda. “Pautados em teóricos da área de educação e desenvolvimento infantil, temos como foco o protagonismo das crianças. A metodologia desenvolvida no NEI, o Tema de Pesquisa, tem sua gênese no tema gerador de Paulo Freire. Ouvir as crianças, o que elas pensam sobre o mundo, o que sabem e o que desejam saber – a inspiração da investigação”, avalia.

Outro aspecto citado pela professora é a formação continuada dos docentes, valorizando a pós-graduação, a pesquisa e o estudo diário e coletivo, além das condições de trabalho, como salário digno, dedicação exclusiva à instituição, condições físicas de suporte metodológico e as relações interpessoais no trabalho pedagógico coletivo.

Nas avaliações, o Núcleo teve destaque nas notas de Matemática e Língua Portuguesa, pontuando 284.13 e 260.11, respectivamente. Para Maristela Mosca, a boa avaliação é resultado, em primeiro lugar, dos esforços de um trabalho sério e responsável, comprovando que uma escola pública de qualidade é possível. “Mas, para isso, é preciso investimento, para que o NEI não seja uma ilha, mas uma realidade para todas as crianças do Brasil”.

Foto: Cícero Oliveira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias