Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

04 de Maio de 2020

Escola de Ciências Médicas da UFRN oferece teleatendimento no Seridó

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Nas últimas duas semanas, o Brasil vem experimentando um crescimento cada vez mais veloz do número de casos de Covid-19. Como consequência, medidas de isolamento têm sido prorrogadas por estados e municípios de todo o país. Além disso, o sistema de saúde já vem apresentando saturação, beirando o colapso.

Inicialmente mais concentrado nas capitais, o novo coronavírus se propagou e também chegou aos interiores. No Seridó, para combater a pandemia e auxiliar a população da região, a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) passa a oferecer acesso virtual e gratuito a orientações médicas relacionadas à Covid-19.

Chamada de Telessaúde no Sertão, a plataforma presta atendimento por meio da inteligência artificial Francisco, ou Chico, como se apresenta. No chat, é possível conversar instantaneamente, enviar perguntas, receber informações de saúde e identificar se os sintomas reclamados são característicos da doença, recebendo a orientação correta sobre qual serviço procurar, se assim for necessário.

Outras alternativas oferecidas pela plataforma são os atendimentos por telefone e por videochamada, realizados por médicos e por acadêmicos devidamente orientados por professores. No momento, essas modalidades estão disponíveis apenas para residentes da cidade de Caicó.

De acordo com o professor da EMCM, Diego Bonfada, coordenador da iniciativa junto à professora Raquel Bastos, trata-se, acima de tudo de um espaço de interação e retirada de dúvidas. A plataforma deve ainda contribuir para que não haja deslocamento desnecessário de pessoas em busca de atendimento nos hospitais. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias