Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Abril de 2022

Equipe da UFRN ganha bronze na final brasileira da 26° Maratona de Programação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A UFRN foi muito bem representada pela  equipe Seg Treeste e Persistente na grande final brasileira da 26° Maratona de Programação. O evento aconteceu em Gramado, Rio Grande do Sul, entre os dias 31 de março e 2 de abril, com a realização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo International Collegiate Programming Contest (ICPC).

O evento, realizado desde o ano de 1996, faz parte da regional sul-americana para as finais do concurso internacional de programação, realizado pelo próprio ICPC. A Maratona teve início em outubro de 2021 com 60 equipes de universidades de todo o país. Já na final, 12 equipes disputaram a premiação e a vaga para a final mundial, que será realizada nas Filipinas pela Universidade da Ásia-Pacífico (UA&P) entre os dias 6 e 11 de novembro de 2022.

Em uma disputa acirrada, na qual a equipe campeã resolveu 8 dos 13 problemas e todas as outras 11 equipes ficaram empatadas com os outros seis problemas resolvidos, a equipe potiguar, que tem no título um trocadilho com o nome de uma estrutura de dados conhecida dos competidores, a Persistent Segment Tree, ou Seg Tree Persistente, trouxe ao estado a medalha de bronze e ficou em décimo lugar, com pouca diferença para a prata (são quatro medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze). Composto pelos alunos João Victor Malheiros Farias de Aquino (BTI), Paulo Augusto de Lima Medeiros (BCC) e Paulo Vitor Lima Borges (BTI) e pelos coaches Carlos Augusto Prolo (DIMAp), Rafael Beserra Gomes (DIMAp) e Sérgio Queiroz de Medeiros (ECT). O time contou também com o apoio e a participação especial de Victor Agnez Lima, ex-aluno e ex-finalista internacional da maratona, nos seus treinamentos para a maratona.

Os alunos da UFRN interessados em participar da próxima edição da competição devem entrar em contato com os coaches para mais informações. A final nacional da competição  foi transmitida pelo canal oficial do evento no YouTube e a cobertura completa pode ser conferida no site oficial da 26° Maratona Brasileira de Programação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias