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30 de Novembro de 2019

[Entrevista] Erickson Monteiro, CEO do Plugcitários, dá dicas para quem quer começar a investir em tráfego pago

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Por Danielly Souza para o Blog da Juliska

As redes sociais são um desafio cada vez maior para profissionais e empresas. Todos os dias surgem mudanças de algoritmo e novas ferramentas que exigem melhores estratégias para alcançar mais engajamento e maior envolvimento dos usuários. Neste cenário, o investimento em tráfego pago, através das publicações patrocinadas, é uma das alternativas para ampliar os resultados. Especialista no assunto, o publicitário Erickson Monteiro esteve em Natal neste sábado (30) e falou sobre como ter mais lucratividade nas redes sociais e investimento em mídia paga na sua segunda participação no Digital Experiência Day (DED).

Erickson é palestrante em 7 países, fundador do Plugcitários, que já qualificou mais de 30 mil profissionais, graduado em publicidade pela Devry Brasil, certificado em marketing digital pela ESPM e possui MBA em Gestão e Marketing pela PUC. Está no mercado digital há 9 anos, passou por algumas agências de publicidade e atualmente é consultor de marketing digital, trabalhando com planejamento digital, ações de digital influencer e criação de campanhas em mais de 100 projetos para dezenas de clientes como Yamaha, Sebrae, Senac, Azul, Heineken, Samsung, Suzuki e outros.

Em entrevista exclusiva ao Blog da Juliska, ele respondeu as principais questões para quem deseja começar a investir em tráfego pago nas redes sociais e falou sobre a importância do DED Nordeste, confira:

Qual a importância de investir em tráfego pago?

É que você trabalha escalando seu negócio. Quando você começa a investir em mídia, seja 1, 100 ou 10 mil reais, de acordo com seu investimento, você vai alcançar mais pessoas. Então, se você tem um negócio ou você gerencia negócios e tem esse objetivo, o tráfego pago pode te auxiliar nisso. Como na mídia offline, que se investia x reais para aparecer no jornal, no tráfego pago, Facebook Ads e Google Ads, é um pouco semelhante, mas neles você investe para um público exato e tem muito mais domínio na hora de escolher sua audiência e por isso, ela é muito mais assertiva. Para começar a investir não importa a quantidade, se você colocar 10 reais por dia já adianta um processo muito grande. A ideia é começar baixo e aos poucos ir escalando o investimento até chegar no seu objetivo.

Existe um momento ideal para começar a fazer anúncios?

Eu recomendo não colocar dinheiro logo de cara, porque a sua primeira audiência vai vir através de anúncio, e é preferível que ela se encante com o conteúdo e fique por ele. Então, nos primeiro 30 dias foque em trabalhar seu conteúdo e depois comece a fazer investimento em mídia.

O que é imprescindível e o que atrapalha a conversão de um anúncio?

O primeiro ponto é não anunciar apenas publicações de venda, mas também as de conteúdo. Crie conteúdo de valor e invista para que a audiência conheça seu conteúdo. Foque primeiramente em atrair, ou seja, gerar conteúdo pra uma audiência que não te conhece, para que ela chegue até você. Porque quando você faz um anúncio pra uma audiência que não te conhece ainda, a chance de conversão é muito baixa.

Qual sua recomendação para deixar um anúncio mais atraente?

A primeira é estudar copy (produção de textos especializados em conversão) porque ela é o ponto fundamental para tornar o seu anúncio atrativo. Se você tem dificuldade de escrever, busque aprender, estude como trabalhar os gatilhos mentais, como usar uma copy persuasiva. Outra dica que poucas marcas fazem é saber fazer vídeo, e eu nem falo de um vídeo super produzido, é fazer um vídeo em que você converse com sua audiência, falando direto com ela, de forma personalizada. A personalização é um ponto fundamental em Facebook Ads.

Como as diferenças entre promover um conteúdo pelo direto do botão "impulsionar" do Instagram e pelo Gerenciador de Anúncios impactam no resultado de uma campanha?

O botão impulsionar é muito mais limitado, lá estão disponíveis apenas três objetivos, enquanto no gerenciador de anúncios são mais de dez e é possível anunciar pra uma audiência muito mais personalizada, semelhante, tem muito mais formas de anunciar. Então se você quer expandir seu negócio e encontrar um público mais qualificado,  ele pode gerar muito mais resultado.

É a 2° vez que você participa do DED, o que você acha do evento e na sua opinião qual a importância dele aqui para as regiões norte-nordeste?

Eu sou apaixonado por Natal! É sempre um prazer vir aqui, o DED é um evento bem legal, Manoel é um cara muito esforçado para  fazer o evento crescer e eu admiro muito isso, me orgulho muito quando vejo um evento crescendo no Nordeste, porque é um mercado carente de bons eventos. Também gosto de ver as pessoas participando, porque em um evento se somam os dois braços de um social media, que é o Networking e o conhecimento.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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