26 de Agosto de 2019
Encontro na UFRN discute tecnologias e metodologias em Ciências Morfológicas
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Departamento de Ciências Morfológicas da UFRN realiza no dia 6 de setembro o I Encontro de Metodologias de Ensino em Ciências Morfológicas, das 8h30 às 11h30, no Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências. A abertura da programação será com a professora Christina Camillo, chefe do Departamento, que vai abordar a importância e as possibilidade de atuação das Ciências Morfológicas no ambiente acadêmico, desde a graduação até a pós-graduação.
O evento foi idealizado a partir das reuniões do Departamento de Morfologia para a definição do plano trienal 2018/2021. A partir de discussões levantadas o Departamento considerou-se a possibilidade, de com maior frequência, possibilitarmos a capacitação dos professores e discentes envolvidos com o departamento, visando o compartilhamento das diferentes metodologias usadas pelos professores e a inserção de novas ferramentas de trabalho ao departamento.
Os organizadores do evento consideram que, atualmente e no futuro, com a expansão da tecnologia e com o aumento da interação homem-máquina, os educadores precisarão criar e desenvolver novas habilidades ao longo de toda sua carreira. Para a professora Renata Anomal, à frente da coordenação “A criatividade e a capacidade de estar constantemente se adaptando às mudanças tecnológicas parece ser uma habilidade importante para o educador no futuro”.
Segundo a professora, na Morfologia, a dissecação ainda é uma ferramenta importante para o aprendizado da anatomia, assim como a análise microscópica é essencial para a histologia e embriologia. No entanto, acrescenta “ao disponibilizar recursos adaptados à nova realidade dos estudantes – como vídeos no youtube, impressão 3D e aplicativos – esperamos explorar melhor a experiência deles com a morfologia, aumentando o aprendizado e o interesse pelas disciplinas”. O Encontro é aberto a professores e discentes interessados em novas metodologias de ensino e nas áreas das ciências morfológicas.
Foto:Cicero Oliveira