Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Setembro de 2022

Empresários do RN marcam presença na 18ª edição da Ruraltur, em Bananeiras (PB)

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Liderados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, um grupo de 30 empresários potiguares com atividades ligadas ao agronegócio participa da 18ª edição da Feira de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur), que começa nesta quinta-feira (8), em Bananeiras (PB). A feira é o principal evento do país para fomentar o desenvolvimento do turismo no meio rural do Brasil e prossegue até o próximo sábado (10).

A Ruraltur tem o objetivo de promover a competitividade dos pequenos negócios que atuam no turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade. Realizada pela primeira vez em 2005 na Paraíba, o evento passou a ser itinerante desde 2015, quando o Sebrae-RN chegou a realizar a edição na Arena das Dunas, em Natal, em agosto.

“Estamos com um grupo de empresários do estado, entre produtores rurais, de hotelaria e agências que trabalham com essa vertente do turismo rural, de experiência e de aventura. Eles vão participar da feira no estande coletivo do Sebrae-RN, assim como participarão do seminário, visitas técnicas e rodadas de negócios”, informa o gestor do Projeto de Turismo da instituição, Yves Guerra.

A caravana do RN vai participar da programação do evento, incluindo o Seminário de Turismo Rural, com palestras que abordarão temas como sustentabilidade, turismo de experiência, rotas turísticas, ecoturismo e economia criativa, entre outros. O turismo rural como estratégia para garantir o desenvolvimento sustentável no empreendedorismo no campo será foco de palestra que será ministrada pela presidente do Instituto Brasil Rural, Andreia Roque. A palestra traz o tema “Turismo Rural na Agenda 2030 – Para mudar a realidade da insegurança alimentar no Brasil” foi uma das atrações da programação de abertura da Ruraltur 2022, que acontece no largo ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento.


Na visão de Andrea Roque, o turismo rural brasileiro ocupa um papel estratégico de promoção na cultura empreendedora do campo e no desenvolvimento de um ambiente igualitário saudável e é possível pensar em uma estratégia que envolva novos desafios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, como o ODS relativo à Fome Zero e Agricultura Sustentável.

“É importante pensar nisso, principalmente em um momento em que o país soma cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, segundo os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil”, afirmou.

Programação

Para o segundo dia, estão previstas mais palestras tratando de temas como o turismo rural e a economia criativa o turismo de experiência as tendências do Turismo rural no Brasil, o poder da governança para o turismo rural e as estratégias comerciais no turismo rural para mulheres agricultoras. Além de discussões e debates, a programação da 18ª RuralTur também contará com exposição, a realização de rodadas de negócios, visitas técnicas e apresentações culturais, de modo a gerar novos conhecimentos e novas oportunidades de negócios. Ainda conforme a programação, durante o evento também serão realizados o Seminário de Turismo Rural e o Encontro dos Fóruns de Turismo do Brasil.

*Com informações da ASN-PB

Foto: Agência Sebrae

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias