Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Fevereiro de 2020

Empresa lança ferramenta grátis para identificar notícias falsas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na última terça-feira (4), a Jigsaw (uma empresa da Alphabet que foi fundada com o nome de Google Ideas) anunciou o Assembler, uma ferramenta grátis que deverá ajudar jornalistas e pesquisadores a identificar que uma foto é real ou se ela foi manipulada digitalmente, conseguindo reconhecer tanto edições feitas por humanos quanto aquela imagens modificadas com o uso de IAs.

A ferramenta foi criada com o intuito de verificar a autenticidade de imagens e mostrar onde elas podem ter sido alteradas. Para usar o programa, os usuários que acessarem o Assembler só precisam fazer o upload de qualquer imagem que queiram verificar, e então o algoritmo utilizará sete tipos de detectores para tentar encontrar se a imagem foi alterada de alguma forma.

Isso é possível porque mesmo os algoritmos mais avançados de alteração de imagens podem deixar certos traços ao fazer qualquer alteração, seja inserir um elemento que não existe na imagem original ou mudar alguma coisa no plano de fundo dela. Assim, o Assembler consegue procurar traços específicos dessas manipulações, e não apenas avisar para o usuário se a foto foi ou não alterada, mas qual elemento provavelmente foi alterado e o tipo de alteração feita.

Esses algoritmos detectores foram desenvolvidos em conjunto com a Universidade da Califórnia - Campus de Berkeley (EUA), a Universidade Federico II de Nápoles (Itália) e a Universidade de Maryland (EUA), além de dezenas de organizações de verificação de fatos ao redor do mundo, como a Animal Politico (México), Rappler (Filipinas) e a Agence France-Presse (França).

A Jigsaw deixou claro que a Assembler é uma ferramenta que ainda está em desenvolvimento e, atualmente, apenas um grupo seleto de empresas de jornalismo e checagem de fatos teve acesso à ferramenta. Segundo o New York Times, a subsidiária da Alphabet que não pretende lançar a tecnologia publicamente, mas a tendência é que a distribuição seja amplificada com o passar do tempo.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/e-fake-alphabet-lanca-ferramenta-profissa-para-derrubar-noticias-falsas-159954/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias